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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

9 alimentos para aumentar a energia no dia a dia. Conheça!



Quem nunca teve vontade de abandonar as tarefas diárias e passar o dia deitado na cama? Ou teve a sensação de já acordar cansado? Pois a causa de todo esse desânimo pode ser a sua alimentação, você saiba?

Diante disso, é preciso inserir em sua dieta os alimentos indicados para aumentar energia. Mas quais são esses alimentos?

É isso que te contaremos neste post!

Continue a leitura e descubra o que colocar em seu carrinho de compras para obter mais energia e disposição para aguentar todas as atividades que a sua rotina exige!

O poder dos alimentos

Dizem que você é o que come. E, quando o assunto é ter disposição, esse ditado é verdadeiro. Afinal, tudo aquilo que você ingere pode afetar o funcionamento do seu organismo, seja modificando seu humor, incluindo um estado de alerta ou, até mesmo, reduzindo sua energia.

Assim, o segredo para combater a indisposição está nos alimentos que compõem suas refeições! Quanto mais variada for a sua dieta, maior será a capacidade do seu organismo de suprir os nutrientes necessários para um bom funcionamento.

Por isso, separamos aqui uma lista com os principais alimentos catalisadores do bem-estar do ser humano. Anote aí e não deixe de comprar!

1. Açaí

Queridinha por muitas pessoas, essa fruta é rica em carboidratos e repleta de vitaminas C, B1, B2 e antioxidantes. Além de ter um sabor ótimo, a fruta propicia vantagens — maravilhoso, não?

E o melhor de tudo é que, além de fornecer a energia que o organismo necessita para funcionar bem, o açaí ainda é fonte de gorduras insaturadas, o que contribui no controle da pressão arterial e do colesterol.


2. Água de coco

Ah! Quem resiste a uma água de coco geladinha nos dias mais quentes? Além de ser uma opção de hidratação, esse líquido refrescante é fonte de minerais e vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo.

E ainda serve como um forte aliado para quem precisa de mais disposição para driblar os desafios do dia a dia.


3. Banana

Se você tem dificuldades para dormir, alterações de humor, e sofre com distúrbios emocionais, saiba que o consumo dessa fruta pode ser um remédio natural.

Isso porque a banana é fonte de triptofano, o aminoácido que trabalha junto à serotonina — neurotransmissor responsável pelas atividades citadas acima. Além disso, a fruta é rica em potássio, que previne cãibras, fadigas, apatia mental e franqueza muscular.

Viu só porque precisa comprá-la ao finalizar a leitura deste post?


4. Guaraná

Essa fruta é uma fonte natural da cafeína e, quando consumida na quantidade correta, é capaz de estimular o sistema nervoso e ajuda a elevar a disposição, garantindo mais animação para enfrentar o seu dia.


5. Mel

Além de adoçar o paladar de qualquer pessoa, o mel é considerado energético, combatendo o cansaço e renova as energias do organismo. Mas não é só isso!

Formado por minerais e dois carboidratos poderosos (glicose e frutose), esse alimento apresenta ação antioxidante, devido à presença da vitamina C. E ainda tem vitaminas do complexo B, que participam ativamente no processo de produção de energia e desintoxicação do organismo.


6. Aveia

Sem dúvida, essa é a opção certa para quem deseja controlar as taxas de açúcar no sangue e obter a saciedade mais rapidamente.

A aveia integral é fonte de vitaminas do complexo B e de carboidratos com baixo índice glicêmico, substâncias que propiciam a produção de energia e aumento da disposição, e ainda facilitam a obtenção de energia sem elevar a liberação de insulina.


7. Água

Por auxiliar no transporte dos nutrientes que o organismo precisa para obter energia para as suas células, a água é essencial para a saúde de todas as pessoas. Assim, quem não a bebe em quantidade suficiente acaba apresentando dificuldades para metabolizar alimentos e energia.

Sorte daqueles que seguem a regra de ouro e bebem, no mínimo, dois litros de água por dia! E, para quem já acorda cansado, uma dica valiosa é beber um copo de água logo ao acordar. Essa simples ingestão pode evitar a sensação cansaço e preguiça pela manhã.


8. Nozes

Avelãs, castanhas de caju e amêndoas são apenas três exemplos de alimentos repletos de magnésico, e essenciais no processo de conversão do açúcar em energia. Você sabia disso?

Para melhorar, as nozes ainda são excelentes fontes de nutrientes, fibras e proteínas! Basta uma pequena quantidade no dia para se manter energizado até concluir todas as suas tarefas e obrigações.


9. Chocolate

Esse é, com certeza, o favorito entre as pessoas! Encontrar o chocolate nesta lista é como unir o útil ao agradável, concorda?

Considerado, por muitas mulheres, o melhor remédio para os dias de TPM (Tensão Pré-Menstrual), os chocolates são formados por um estimulante natural similar à cafeína, a teobromina — responsável por melhorar o humor de uma pessoa e aumentar energia no organismo.

Mas entre os tipos de chocolate existentes no mercado, os mais indicados para diminuir o seu cansaço são os de sabor amargo.

A explicação é simples: eles são ricos em flavonoides, um composto químico que favorece o coração. E, quanto mais saudável for o seu coração, mais oxigênio será transportado por todo o seu corpo, resultando em níveis de energia elevados.


Outras maneiras de impulsionar sua energia

Agora, confira também algumas dicas para eliminar a indisposição da sua rotina:

1. Caminhe

Pode parecer estranho, mas é verdade: gastar energia produz energia. E isso vale para todas as atividades físicas, mas as caminhadas são as mais indicadas pelos especialistas.


2. Ouça músicas

O simples ato de ligar o som e escutar uma música já estimula as mais variadas regiões do cérebro, sabia? Então, escolha uma trilha sonora para combater sua preguiça!


3. Tome um bom café da manhã

Está na hora de você acreditar que o café da manhã é a refeição mais importante do dia! Aliás, una o útil ao agradável e opte pelos alimentos citados acima para se livrar da fadiga pelo resto do dia.

E então, o que está esperando para consumir os alimentos indicados e ter energia de sobra para a família e o trabalho? Gostou dessas dicas sobre como aumentar energia? Conhece outras? Deixe-nos o seu comentário e participe da discussão!

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