abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

A Lei da Reciprocidade (Liderança)


Blog da Liderança – Marco Fabossi – Liderança, Coaching, StoryTelling, Motivação e Trabalho em Equipe – Marco Fabossi
19 de fev de 2017 17:24

  Fleming e era um fazendeiro escocês e um dia, enquanto trabalhava para ganhar a vida e o sustento para sua família, ouviu um pedido desesperado de socorro vindo de um pântano nas proximidades. Ele então largou as ferramentas e correu de encontro aos gritos. Lá chegando viu um menino tentando safar-se da morte e o salvou.

No dia seguinte, uma luxuosa carruagem parou em frente à humilde casa do escocês e um nobre e elegante homem apresentou-se como o pai do menino que Fleming havia salvo.

– Eu quero recompensá-lo – disse o nobre – você salvou a vida do meu filho!

– Desculpe, mas eu não posso aceitar qualquer pagamento pelo que fiz.

Naquele momento, o filho do fazendeiro aparece na porta do casebre.

– É seu filho? – perguntou o nobre.

– Sim! Este é meu filho!

– Então eu lhe faço uma proposta. Deixe-me levá-lo e dar-lhe uma boa educação. Se ele for como o seu pai, crescerá e será um homem do qual você terá muito orgulho.
E o menino partiu com o nobre, tempos depois formou-se no St. Mary's Hospital Medical School de Londres, e ficou conhecido em todo o mundo como o notável Alexander Fleming, o homem que descobriu a Penicilina.

Anos mais tarde, o filho do nobre ficou muito doente, com pneumonia, e o que o salvou foi justamente a Penicilina. O nome do nobre é Randolph Churchill, e de seu filho Winston Churchill.


"Lei, no sentido cientifico, é uma regra que descreve um fenômeno que ocorre com regularidade. É uma hipótese geralmente simples, mas, de abrangência geral que, sendo exaustivamente confrontada, testada e validada frente a um amplo e diverso conjunto de fatos, dá-lhes sempre sentido cronológico, lógico e causal, e por tal recebe um título de lei". E ainda que essas leis sejam ignoradas, seus efeitos continuam sendo certos, lógicos, causais e visuais, como por exemplo, a lei da gravidade, que "prende" os objetos à superfície. Isso é certo, lógico, causal e visual.

Existem, contudo, leis cujo efeitos não são tão imediatos e visuais; leis que a ciência não comprova, mas a vida confirma: as Leis Espirituais. Existe uma certa resistência no mundo corporativo à palavra "espiritual" porque pode remeter à "religião", mas são coisas bem diferentes. Espiritual é tudo aquilo que transcende tempo e espaço, e que está conectado com a essência e o propósito da existência humana. Liderar é um ato essencialmente espiritual, já que o impacto daquilo que fazemos transcende tempo e espaço e, em geral, envolve outros seres humanos.

E uma das leis espirituais mais conhecidas é a Lei da Semeadura: "O que o homem plantar, isto colherá" (Gálatas 6:7). O que se planta é o que se colhe, e a qualidade do que se planta é a mesma do que se colhe.

Mas existe uma outra importante lei que "anda de mãos dadas" com a Lei da Semeadura; a Lei da Reciprocidade, ensinada pelo maior líder que o mundo já conheceu, Jesus, no conhecido "Sermão do Monte": "Não julgueis, e não serão julgados"; "Cuidado com o tipo e a severidade do julgamento aos outros, pois eles retornarão para você na mesma medida", e encerrando com: "Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lhes também vós…".

Elas são a base de uma liderança que esteja realmente interessada em fazer diferença nos resultados da organização, no mundo e, principalmente, na vida das pessoas que estão à sua volta. Cada ação, palavra e atitude na liderança é uma semente lançada no universo, que frutificará conforme aquilo que foi semeado. Assim como a forma como lidamos com as situações e tratamos as pessoas determinará o que receberemos de volta em relação à sua lealdade, comprometimento e engajamento e, consequentemente, em relação aos resultados.

Por isso, não basta que o líder seja apenas intelectual e emocionalmente inteligente; é preciso atuar com inteligência espiritual, ou seja, ampliar a sua capacidade de pensar, sentir e agir crendo que existe algo ou alguém além do tangível ou material que serão impactados por suas decisões e atitudes, transcendendo assim os limites de tempo e espaço, trazendo consciência, significado e equilíbrio para o papel das pessoas nas organizações, na família, na sociedade e no mundo.

"Vivemos com o que recebemos, mas marcamos a vida com aquilo que damos".
Winston Churchill

Um Grande Abraço,

Marco Fabossi

Leia também:
A Lei da Semeadura (Liderança)

livro3a-capa-site

Coração de Líder  A Essência do Líder-Coach  3a Edição - Revisada e Ampliada    Agora também em Áudiolivro  Clique e Adquira o seu Livro ou AudioLivro  

 

Inscreva-se no Blog da Liderança e receba semanalmente os textos de Marco Fabossi
 
.Marco Fabossi
Marco Fabossi é Sócio-Diretor da Crescimentum, a mais completa empresa de formação de líderes do Brasil.
Crescimentum – A Evolução da Liderança
.
Livro Coração de Líder
Adquira o livro Coração de Líder – A Essência do Líder-Coach em
coracaodelider.com.br
 
Os Melhores Livros de Liderança dos Últimos Tempos
Conheça os melhores Livros de Liderança
 
Líder do Futuro
O melhor programa de formação de líderes do Brasil
Líder do Futuro – A Transformação em Líder-Coach
.
Vídeos sobre Lideranca e Motivação
Vídeos – Liderança e Motivação
 
Blog da Liderança
Textos sobre Liderança, Motivação, Trabalho e Equipe e Coaching
Os Melhores Textos sobre Liderança