abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Descubra o poder da gratidão para a nossa vida:


O Segredo
20 de fev de 2017 07:16

Quando você acorda pela manhã costuma ficar emocionado ao perceber que está vivo? Você fica maravilhado ao considerar que seu coração bateu a noite inteira sem a sua ajuda, enquanto você dormia tranquilamente?

Em outras palavras, você já se deu conta de quantas coisas boas acontecem diariamente em sua vida tão somente para que você continue existindo?

Se não respondeu afirmativamente a essas três perguntas, então este post é para você.

O exercício do reconhecimento de seus benefícios confere à pessoa uma força incrível para seguir adiante na vida, e uma resistência capaz de torná-la quase imune aos seus percalços. Aprenda a exercitar a gratidão e descubra o poder que ela pode trazer para você.

O que é a gratidão?

A gratidão é um sentimento e, ao mesmo tempo, uma postura de reconhecimento pelo que se tem e pelo que se recebe, tendo sido fornecido por uma pessoa específica ou pelo próprio universo, em uma experiência única.

Ao mesmo tempo em que participa de toda filosofia de sucesso, esse sentimento também é componente essencial de qualquer religião. Porém, não se trata de doutrinas nem crenças, mas de uma forma de olhar para própria existência e senti-la como um prêmio recebido.

Você já teve essa sensação? Sentir-se parte de uma coisa maior, ficar encantado e ser grato por isso?

Você pode ser agradecido a uma pessoa por uma iniciativa dela, assim como a uma instituição que te ajudou em uma empreitada. Mas o sentimento de gratidão não se limita ao recebimento de favores, absolutamente!

Do mesmo modo, você pode ser grato à natureza ao vislumbrar um por de sol magnífico, tanto quanto se sentir mais feliz pela existência de um animal de estimação que você tem, uma saúde estável ou a ausência de problemas com vícios, por exemplo.


Por que devemos ser gratos?

O reconhecimento do bem que você recebe de alguém ou da própria vida desperta outros valores, como a tolerância, a generosidade e o perdão.

Além da grandeza que a gratidão provoca, você também pode desfrutar de benefícios concretos e palpáveis na vida cotidiana. Veja alguns dos mais comuns.


Benefícios da gratidão

A gratidão é um sentimento de tamanho significado na vida humana que desperta forças psicológicas e físicas, muito além do acompanhamento consciente.

Melhor saúde física

Diversos estudos pelo mundo têm demonstrado que o exercício da gratidão pode melhorar a qualidade do sono e do humor, além de reduzir a fadiga.

Além disso, verificou-se o efeito da gratidão na redução dos níveis de biomarcadores inflamatórios ligados à saúde cardíaca. Isso significa um estado de saúde melhor para o coração.

De modo geral, a gratidão exerce seus efeitos na saúde física através de:

  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Redução da pressão arterial;
  • Redução do incômodo com dores;
  • Estímulo aos cuidados com a saúde;
  • Melhoria na qualidade do sono.

Melhor saúde mental

Assim como acontece com a saúde física das pessoas que cultivam a gratidão, o campo mental também é revigorado. O efeito aparece no modo de encarar a vida, que passa a ser de uma forma mais positiva.

Para pessoas que exercitam a gratidão, um copo com água pela metade está sempre "quase cheio". É essa maneira de olhar o mundo à sua volta que a gratidão altera, porque você passa a se lamentar menos por coisas ruins e valorizar mais as boas.

Assim, os principais efeitos da gratidão na saúde mental são:

  • Aumento da alegria e do prazer pela vida;
  • Manutenção de um nível elevado de emoções positivas;
  • Incremento nos níveis de alerta e de vivacidade no dia a dia;
  • Aumento do otimismo e dos momentos de felicidade.

Melhor autoestima

Ao cultivar a gratidão, você enxerga o sucesso ou vantagens que outras pessoas recebem sem ressentimentos ou inveja. Isso acontece porque, no geral, você fica muito mais seguro de si e de seus próprios valores. Enfim, você apresenta uma autoestima elevada.

Ao se comparar ou ao ser comparado com os outros, as considerações que fizerem a seu respeito não conseguem exercer fortes influências sobre a concepção que você tem de si mesmo.

Na verdade, você aprendeu a ser grato pelo que já tem, pelo que é, pelo que conquista a cada dia e isso lhe ajuda a construir uma autoconfiança bem sólida e segura em relação aos demais.


Mais empatia nos relacionamentos

Pessoas que possuem a gratidão incorporada em suas vidas apresentam mais empatia quando se relacionam com outras, ainda que não as conheçam ou mesmo que não sejam bem tratadas.

O tão comum sentimento de vingança que surge em qualquer pessoa quando é destratada por alguém não encontra muito espaço nas pessoas gratas.

Os efeitos da gratidão nos relacionamentos sociais são:

  • Aumento da generosidade;
  • Aumento da percepção de como ser útil;
  • Aumento da capacidade de perdoar;
  • Aumento da compaixão;
  • Diminuição do isolamento e do sentimento de solidão.

Mais força para o dia a dia

Um dos efeitos mais práticos e notáveis da gratidão se dá sobre a sua rotina. Ao aprender a ser grato, os obstáculos que lhe surgirem ao longo de seu dia passam a perder sua natureza de "problemas" e adquirem um simples status de "coisas a fazer".

Desse modo, você parece mais forte (e de fato é) para conduzir sua vida, seu trabalho e seus relacionamentos, quaisquer que sejam, diante das adversidades que aparecerem no caminho.


Como desenvolver a gratidão

Qualquer pessoa pode incorporar a gratidão em sua vida. Basta iniciar a sua prática e você logo se verá inclinado a permanecer com ela.

A forma mais simples de começar é retornar ao início deste post e considerar novamente aquelas perguntas, que se resumem nos primeiros parágrafos: "você já se deu conta de quantas maravilhas acontecem diariamente em sua vida tão somente para que você continue existindo?".

Ao observar com carinho a vida e a natureza é muito mais fácil tomar consciência de quantos motivos para ser feliz você já possui, simplesmente por estar vivo.

A partir desse momento, qualquer coisa que venha a mais de alguém ou da própria vida que você cultiva será facilmente merecedora de sua gratidão. É só começar.

Se você gostou desse post, ficaremos gratos pelo seu comentário!

The post Descubra o poder da gratidão para a nossa vida: appeared first on .