abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Você sabe o que nos torna vulneráveis ao estresse no trabalho?


A mente é maravilhosa – Raphael
20 de fev de 2017 14:04

Segunda-feira pela manhã, você chega no escritório e já tem um monte de problemas para resolver. E o dia não é só isso, seu chefe está de mau humor "Deus sabe por quê" e desconta em você.

Você começa a ficar mais nervoso e angustiado por não ser capaz de fazer as coisas avançarem. Ou você acha que já tem o suficiente para se encasquetar ainda mais. Você se bloqueia. Vê que isso te supera e entra em crise. No final, sem saber como, você consegue fazer as coisas andarem. Porém, chega o dia seguinte e surge um novo contratempo… Que estresse!

O que é o estresse no trabalho?

O estresse no trabalho é um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas para certos aspectos adversos ou prejudiciais do conteúdo, da organização ou do ambiente de trabalho. As reações cognitivas referem-se ao conjunto de pensamentos que temos a respeito, o nosso diálogo interno. As fisiológicas se referem às mudanças na ativação do nosso corpo, como o aumento do batimento cardíaco.

O estresse aparece como um processo de adaptação às exigências que enfrentamos no nosso local de trabalho. A princípio, nos ajuda a superá-las. O problema é quando ele interfere em nosso desempenho. Teremos elevados níveis de excitação e angústia. Além disso, vamos sentir que a situação está além de nós e que não podemos lidar com ela.

O fato do estresse aparecer ou não depende da influência de um número de fatores. Estes incluem situações que dependem da empresa onde você trabalha e do ambiente de trabalho. Mas também existem características pessoais que podem atuar como um fator de vulnerabilidade a este respeito. Saber tudo isso irá ajudar-nos a trabalhar para prevenir o estresse relacionado com o trabalho que nos prejudica.

Quais características do trabalho fazem com que o estresse ocupacional apareça?

Com respeito às situações que ocorrem na empresa, há uma série de estressores organizacionais que irão influenciar o aparecimento do estresse no trabalho. Falamos sobre horários, os turnos, as condições físicas do ambiente, os salários, os riscos ocupacionais, a ambiguidade do papel, as hierarquias, etc., temos de considerar tudo isso.

estresse-no-trabalho

O estresse no trabalho vai ser favorecido em uma série de condições. Se o trabalho requer a manutenção de um ritmo acelerado por mais de metade da jornada diária de trabalho, por exemplo. Isso também acontece se o nível de atenção que deve ser dado à tarefa permanece elevado por mais do que a metade da jornada de trabalho. O mesmo acontece se as tarefas são muito repetitivas por mais da metade do dia.

Se nosso trabalho é por turnos, isso também pode facilitar o aparecimento do estresse no trabalho. Com relação aos setores que estão mais associados a este fenômeno, são eles: as atividades relacionadas à saúde, veterinárias e serviços sociais, transporte e comunicações, administração pública e educação.

Em uma pesquisa realizada pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho (EU-OSHA) nos anos de 2012 e 2013, foram encontrados os seguintes motivos como provocadores do estresse no trabalho em maior grau:

  • A precariedade laboral ou a reorganização de pessoal.
  • As horas ou a carga de trabalho.
  • O assédio laboral ou a intimidação no trabalho.
  • A falta de suporte por parte dos colegas e superiores.
  • As escassas oportunidades de controle dos modelos de trabalho

Quais características do funcionário favorecem o estresse no trabalho?

Conhecer as características do ambiente que fazem com que o estresse no trabalho apareça é bom. Mas se nós somos apenas mais um funcionário, é difícil fazer algo para mudar isso, a não ser que trabalhemos no departamento de recursos humanos, certo? Então vamos ver agora quais fatores pessoais podem representar uma vulnerabilidade nessa variável, para assim poder remediá-la.

Por exemplo, se somos muito perfeccionistas e ambiciosos, estamos mais propensos a sofrer de estresse no trabalho. O mesmo acontecerá se nos envolvemos demais com a nossa profissão, desenvolvendo grandes esforços a nível laboral. Tenha em mente que, em perspectiva, essas características não precisam ser prejudiciais para nós.

Além disso, se não formos capazes de relaxar e ficarmos em constante tensão, é mais fácil que o estresse no trabalho se apresente. Isso também irá acontecer se somos dependentes dos outros para tomar decisões, ou seja, se não confiamos em nossa capacidade para fazê-lo. A tendência de perceber as situações ao nosso redor como ameaçadoras surte o mesmo efeito.

homem-estresse-no-trabalho

Mas outras características também têm influência. Se tendemos a ser introvertidos, de modo que não fazemos uso do nosso apoio social, as condições de trabalho vão causar mais impacto em nós. Se somos rígidos, teremos maior tendência para o conflito. Isso irá favorecer um ambiente propenso ao estresse relacionado com o trabalho. Finalmente, também tem influência o fato de termos maus hábitos e uma má alimentação.

Se vemos que temos qualquer uma dessas características, não há problema. O que importa é que tomemos conhecimento delas para que possamos trabalhá-las em nós. Dessa forma, podemos tornar nossa vida profissional mais fácil. Assim, evitaremos que o estresse no trabalho e todas as suas consequências negativas apareçam.

Imagens cortesia de Ryan McGuire.

The post Você sabe o que nos torna vulneráveis ao estresse no trabalho? appeared first on A mente é maravilhosa.