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quarta-feira, 15 de março de 2017

10 Atitudes Certeiras Para Você Vencer os Efeitos das Emoções Negativas e Sua Vida Deslanchar!



Atitudes Certeiras Para Você Vencer os Efeitos das Emoções Negativas e Sua Vida Deslanchar!

Segundo a neurociência nosso cérebro é mais negativo, mas tem duas coisas que bombardeiam seu cérebro diariamente, quadruplicando a sua negatividade.

Primeiro, podemos dizer que nosso cérebro é bombardeado por tudo o que está a nossa volta e que é ruim, doloroso, frustrante, como a violência, perdas, desemprego, catástrofes ambientais, problemas sociais, traições, brigas familiares e tantas outras. Todos os dias nos deparamos com tragédias nos meios de comunicação, nas rodas de conversa, nas filas, nos consultórios, em qualquer lugar.

Nosso cérebro é bombardeado de emoções negativas, principalmente nos horários das refeições, pois os jornais da TV, normalmente coincidem com o café da manhã, almoço e janta.

A gente percebe cada vez mais pessoas envolvidas com doenças, desemprego, problemas financeiros, compulsões, sejam seus, sejam de familiares ou amigos, desgastadas e se sentindo sobrecarregadas.

Outra causa desse acúmulo de negatividade é a forma como reagimos a todos os acontecimentos citados. Se ativamos nossas emoções negativas como raiva, medo, ansiedade, culpa, de forma desequilibrada, vamos ficar sem energia, baixamos nossa imunidade, adoecemos, nosso humor desequilibra, nosso sono fica ruim…

E qual dos dois podemos mudar?

Podemos mudar apenas o que está dentro de nós, aí sim podemos contribuir para mudar o que está fora.

Podemos mudar as reações que temos frente a nossa vida, assumindo o papel de protagonistas de nossa própria história.

Podemos pintar a vida diferente!

Como?

Aqui estão 10 atitudes poderosas para blindar nosso cérebro e alguns exercícios que liberam dopamina, ocitocina, serotonina e endorfina:

1.MANTENHA O FOCO NO PRESENTE.

Pesquisas revelam que uma grande parte das pessoas vive presa ao passado ou ansiosa em relação ao futuro. Isso faz com que foco, atenção, concentração sejam muito prejudicados e, como uma grande bola de neve, isso faz com que caia nossa produtividade, nossa criatividade, prejudica nossa tomada de decisão, afeta nossa saúde, interfere no nosso sono.

Manter o foco no presente não é fácil, mas você pode desenvolvê-lo iniciando e terminando uma ação, apenas pensando nela. Exemplo. Você inicia seu banho prestando atenção em tudo o que faz. Estimula os sentidos colocando uma música ou cantando, fazendo uma massagem no corpo todo enquanto passa o sabonete e sente seu aroma, fazendo uma massagem no couro cabeludo e cheirando o shampoo. Faça isso por 30 dias e, já no início, vai sentir a diferença.


2.MUDE CRENÇAS LIMITANTES.

Algumas crenças como: Eu sou assim! Minha família toda é assim! Não se ensina truque novo a cachorro velho! Depois de determinada idade não muda mais! Uma andorinha só não faz verão… São crenças que não nos levam ao crescimento e sim, estagnamos com elas. Nosso cérebro enrijece!


3.NÃO ESPERE O MOMENTO IDEAL.

O momento é agora, se esperarmos pelo ideal ele não acontece e ficamos frustrados adiando nossos sonhos, nossas realizações, nosso bem-estar.


4.PARE DE SOFRER POR ANTECIPAÇÃO.

Planejamento e sofrer por antecipação são coisas completamente diferentes. O planejamento é fundamental, necessário. Eu vou lá na frente e projeto o que quero, como vou fazer, coloco prazos e, depois volto para o presente e monitoro o planejamento feito. Diferente de viver lá na frente pensando no que pode acontecer.

Pense nas vezes que se preocupou com algo. Adiantou? Contribuiu em algo na sua vida?


5.NÃO CORRA ATRÁS DE FÓRMULAS MÁGICAS.

Há diversas correntes diferentes de defesa da alimentação perfeita, milhares de técnicas e medicações para se manter motivado… Muitas alternativas! Mas, se ficar "pulando de galho em galho" procurando alguma pela lei do mínimo esforço, pode nunca realizar nada. Afinal, mudanças dependem de nós!


6.SELECIONE MUITO BEM "CONSELHOS".

Hoje a maioria das pessoas tem a solução do problema alheio. Muito cuidado. A gente precisa primeiro ser exemplo, cuidar da gente e se preocupar com a gente. Quem se preocupa sempre com a vida do outro perde o rumo da própria vida.


7.PARE DE RECLAMAR.

Reclamação apenas destrói neurônios. Se você reclama muito ou escuta muita reclamação você está diminuindo sua capacidade cerebral ao invés de potencializá-la.


8.ACREDITE NA IMPORTÂNCIA DO SEU CÉREBRO.

Leve a sério o fato dele comandar tudo e de que ele precisa ser cuidado e estar bem para gerar a energia necessária para manter toda nossa estrutura funcionando. Além de cuidar da alimentação, do sono, da saúde física, preocupe-se com a saúde mental e emocional. Não adianta comer alimentos saudáveis se está ansioso ao comer e sua digestão é prejudicada. Não adianta dormir cedo, ter um período de oito horas de sono, se está tenso e não consegue atingir o sono profundo…


9.INTENSIFIQUE OS MOMENTOS BONS DE CADA DIA.

Repassar ou escrever tudo de bom que aconteceu fortalece os "músculos positivos do cérebro". Valorize pequenos e grandes momentos bons, momentos de bem-estar. Faça uma experiência. Feche os olhos alguns segundos e pense em algo muito bom que aconteceu com você. Sinta como seu corpo reage. Percebeu? A memória do acontecimento traz não só a lembrança como os sentimentos associados. Por isso cuidado ao lembrar de eventos ruins com frequência.


10.ADOTE DIARIAMENTE AS EMOÇÕES POSITIVAS COMO ALIADAS.

As emoções positivas como amor, perdão, alegria, felicidade, bondade, gratidão, gentileza, generosidade ao serem cultivadas diariamente fortalecem nosso cérebro formando um "campo de força" que facilita que a gente reaja de uma forma menos agressiva para nosso organismo. Que a gente não guarde mágoas, rancores, que a gente não exploda e libere doses de toxinas emocionais que prejudicam nosso corpo.

Faça o exercício de adotar uma emoção para você praticar cada dia. Um dia coloque o foco na gentileza, outro dia na alegria… E em todos os dias sorria mais e abrace mais. Assim seu cérebro fica saudável e você mais feliz!

Agora vou pedir para você compartilhar todas essas dicas com um amigo que goste. Comece a praticar suas emoções positivas sendo gentil e compartilhando tudo de bom que refletiu aqui!

Tenho certeza que, se seguir as dicas, em poucos dias você já estará sentindo os efeitos da positividade em sua vida, pois a positividade transforma.

Grande abraço!

Isabel

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