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quarta-feira, 15 de março de 2017

12 Práticas da Gratidão: a arte de reconhecer o bem, o bom e o belo da vida!



Gratidão: o hábito de reconhecer o bem, o bom e o belo da vida!

Como assim Praticar a Gratidão? É isso mesmo?

Sim. A Gratidão também requer prática até se tornar um hábito.

Como fazer da gratidão uma ferramenta para a felicidade?

PRATIQUE A GRATIDÃO

1) Escreva pelo menos uma carta ou nota de gratidão por mês para quem te beneficiou no passado.

Pode ser um professor, amigo ou mentor. Dedique alguns minutos refletindo sobre as maneiras que eles te ajudaram. Em seguida envie uma mensagem, ligue ou visite para dizer como essa ajuda foi importante em sua vida. Se você não está mais em contato, traga a sensação de gratidão enviando mentalmente a essa pessoa. Isso pode ser feito também para aqueles que já se foram;


2) Reconheça as pessoas que te ajudam no dia a dia.

Ao longo do caminho temos ajuda externa e pessoas que de alguma forma contribuem para o nosso sucesso, percebendo que não se chega sozinho a lugar nenhum;

Por uma semana observe e focalize em pessoas e coisas do seu cotidiano que tornam sua vida mais feliz ou mais confortável HOJE. Mostre seu apreço e gratidão a tudo. Isso abre perspectivas otimistas no tempo presente;


3) Reconheça os seus próprios esforços sendo grato à sua trajetória de vida e às suas conquistas.

Ao observar sua vida de maneira impessoal, apenas como um espectador, sem agregar emoção, você verá quantos ganhos e aprendizados a vida te proporcionou;


4) Aprecie e agradeça pelo que já possui ao invés de viver da esperança e expectativa do que pode vir a ter.

Uma forma prática de fazer isso é anotar até cinco eventos ao longo da semana pelas quais você é grato. Esse reconhecimento lhe trará um grande apreço e valor pela sua vida e diminuirá a ansiedade de sempre querer ter mais;


5) Faça um diário de gratidão:

Seja objetivo, inclua desde um gesto amável de alguém, presentes, motivos para sorrir, etc. Esta prática de apenas 5 ou 10 minutos por dia, por dois a três meses, reorienta sua mente para se concentrar no positivo;

Ao se deitar, antes de dormir, é uma boa hora para fazer o seu diário. Esse hábito despertará sentimentos que te proporcionarão uma ótima noite de sono. No entanto, dormir pensando em problemas tem uma consequência inversa;


6) Dê um passeio em algum parque, jardim ou lugar na natureza. Ao fazê-lo, pense em todas as maneiras pelas quais a natureza nos ajuda a sustentar a vida:

Concentre-se em ser grato pelo ar fresco, pela água, a beleza natural de uma flor, a paz que o mar, lagos ou montanhas lhe proporcionam, o sol que aquece, ou o aconchego da sombra de uma árvore;


7) Ser grato também é retribuir e você pode fazer isso de várias formas

Reconhecendo publicamente o bem que lhe fizeram pode ser importante para a pessoa que o ajudou. Essa atitude incentiva atitudes de gratidão, desperta em você a humildade e demonstra maturidade emocional e profissional;

Seja gentil e generoso com a cidade que o acolhe;

Retribua ao planeta não abusando da água, da eletricidade, reciclando e comprando produtos sustentáveis que não agridam o meio ambiente;

Fazendo doações e envolvendo-se em serviços altruístas que façam você se sentir bem através de uma conexão com os outros;

Enfim, há várias formas de doar e se doar, seja através de dinheiro, tempo ou talento;


8) Ao fazer as refeições pense nas pessoas envolvidas até o alimento chegar à sua mesa, desde o agricultor a quem a cozinhou.

Isso elevará a energia vibracional do que você consome;


9) Substitua impressões negativas do mundo por positivas.

Exercite ver o bem, o bom e o belo na vida. Para isso, empenhe esforço para não criticar, não se queixar e não fofocar por uma semana. Você vai perceber quanta energia você despendia nisso e o quanto vai ganhar em transformar o negativo no positivo.


10) Pratique a técnica Ho'oponopono: Frases simples que, aplicadas no dia a dia, operam verdadeiros milagres:

"Eu sinto muito. Por favor me perdoe. Eu te amo. Eu sou grato.


11) A meditação de Atenção Plena abre a percepção da própria existência:

Aliada à prática da gratidão, fortalece o sistema corpo/mente a todas as percepções internas e do mundo ao seu redor, trazendo a certeza de que a vida é um Presente a ser vivido e o maior de todos os motivos para ser grato;


12) Lembre-se sempre de agradecer a tudo e a todos.

Temos o privilégio de ter em nosso vocabulário a palavra OBRIGADO para nos lembrar que temos obrigação de agradecer àqueles que, de alguma maneira, nos ajudam. Não o faça por obrigação, mas por reconhecimento.

Faça da gratidão um hábito. E em retribuição seja mais FELIZ!!!

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