abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

segunda-feira, 6 de março de 2017

3 formas de sair mais forte de uma decepção


Psicologias do Brasil – Psicologias do Brasil
6 de mar de 2017 07:19

Sentimos aquele nó na garganta e no estômago que nos impede de respirar com naturalidade. Estivemos no centro da decepção e ficamos presos. No entanto, conseguimos sair. O positivo das decepções é que nos permitem aprender, estar consciente do que erramos e criar uma solução para não sairmos feridos uma outra vez.

Para isso, é importante nos esforçarmos para mudar certos hábitos adquiridos, o que pode ser muito difícil. Entre estes hábitos estão as expectativas, os sonhos que nos fazem visualizar uma outra pessoa como um ser superior, quase irreal. Contudo, toda expectativa termina caindo, permitindo que a realidade passe a tomar o plano que lhe corresponde. É então que surge a decepção.

1. Fale sobre o que você sente

 

A melhor maneira de sair mais forte de uma decepção é expressar o que sente. Não só para compartilhar seus sentimentos com os demais, mas também para desabafar. Mesmo que não acredite, falar em voz alta lhe permite perceber determinadas coisas que, talvez, se tivesse ficado calado, não conseguiria. Por exemplo, você pode perceber se criou uma falsa imagem de uma pessoa, o que o levou a acreditar que era algo que, na realidade, não existia.

Além disso, falar sobre o assunto irá ajudá-lo a regular suas emoções. Você se encontra com os sentimentos à flor da pele, de repente começa a chorar, mas também estoura de raiva. É importante reconhecer, identificar e, principalmente, liberar as emoções. Desta maneira, não ficarão presas dentro de nós e conseguiremos seguir em frente. Você se sentirá muito melhor depois de desabafar de uma forma completa e sem ficar com nada preso.

2. O que aprendi?

 

Toda experiência, boa ou ruim, leva a um aprendizado que nos torna mais maduros e melhores como pessoas. A decepção faz parte disso e não devemos nos sentir vítimas, e sim privilegiados. Quanto mais situações diversas vivermos, mais aprenderemos sobre nós mesmos e também sobre os demais.

Perceberemos nossas falhas na hora de conhecer pessoas novas. Muitas vezes as idealizamos para que sejam o que queremos que sejam. Perceberemos então que esperamos muito de alguém que não somos nós, e isso é uma verdadeira loteria. As pessoas podem sair de qualquer lado, nos surpreender com a mínima mudança. Não esperar nada delas nos poupa muito sofrimento. 

3. Volte a confiar nas pessoas

 

Esta é a parte mais difícil, mas também a mais importante. Voltar a confiar naqueles que podem voltar a falhar com você. Nem todas as pessoas são iguais, mas é verdade que não podemos ir às cegas. Todo mundo é suscetível a mudar no dia seguinte.

Isso acontece. Nosso grande problema é que continuamos esperando e esperando que as coisas aconteçam como gostaríamos que acontecessem. É importante voltar a confiar nas pessoas, mas com o que acabamos de aprender. Deixe as expectativas e as idealizações de lado. Abra bem os olhos e prenda-se à realidade.

É difícil, mas com paciência é possível. Desfrutar do presente de suas relações é o mais inteligente, mesmo que também seja o mais complicado. Sem querer criamos ilusões e idealizamos uma vida fabulosa com um futuro promissor ao lado dessas pessoas que nos dão tanta alegria no presente. Elas não falharão, mas essa venda que você tem sobre seus olhos cairá e você tropeçará na realidade.

Você esteve cego todo este tempo e é o momento de estar consciente do que está acontecendo. Não existe decepção se abrirmos os olhos desde o começo. Se compensarmos as ilusões com realidades e as expectativas com certezas. É o momento de assumir a decepção como algo natural que faz parte de um aprendizado. Não seja reincidente nos mesmos erros. Saia mais forte de todos eles.

Imagem de capa: Shutterstock/Robert Kneschke

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

O post 3 formas de sair mais forte de uma decepção apareceu primeiro em Psicologias do Brasil.