abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

quinta-feira, 16 de março de 2017

5 hábitos que danificam sua mente e que você não conhecia


Psicologias do Brasil – Psicologias do Brasil
16 de mar de 2017 19:57

A saúde do organismo é muito importante; tanto a do corpo em sua parte física quanto a do cérebro em tudo o que implica a mente.

É que esta é a parte encarregada de conformar a consciência e tudo que está implicado na tomada de decisões, sejam elas muito básicas.

Vale ressaltar à saúde mental como a união de diversos fatores, sendo os principais o componente biológico e o psicológico.

A mente é conhecida como o conjunto de faculdades cognitivas ou estados mentais. Dentre eles se destacam (entre outros não menos importantes):

  • O pensamento
  • A consciência
  • A memória
  • A percepção

A mente é caracterizada por ser própria do ser humano, ainda que alguns destes processos costumam ser compartilhados com outros seres vivos.

Das faculdades ou estados mentais tendem a se desprender outro tipo de coisas conhecidas como processos; por exemplo, os desejos, as crenças ou a sensação de dor se originam pelos estados descritos no parágrafo anterior. Os conhecimentos sobre a mente são um mar de enigmas para a comunidade científica, já que muito do que acontece nela não tem explicação alguma.

Porém, esta é considerada uma das qualidades mais importantes do ser humano.

Saúde da mente

Voltando ao tema da saúde mental no ser humano, deve-se mencionar o quão relegada se encontra; ou seja, a maioria das pessoas é consciente de que possui mente, mas não se preocupa com a saúde da mesma.

Os hábitos de vida pouco saudáveis não só afetam ao organismo, mas também podem trazer consigo muitos problemas para a mente e seu estado.

Quando alguém não se encontra como deve, permanece de mau humor ou se sente cansado sem razão aparente, o mais provável é que sofra problemas de saúde da mente.

Com respeito ao anterior, enumeraremos uma série de hábitos prejudiciais:

1. Cobrir a cabeça ao dormir

Este é um hábito mais comum do que imaginemos. Em termos gerais, as crianças assustadas costumam usá-lo com a finalidade de amenizar o medo do ambiente onde dormem, especialmente da escuridão.

Apesar de mais habitual nas crianças, muitos jovens e adultos também chegam a praticá-lo de forma regular com o argumento de que ajuda a dormir muito melhor.

Dormir com a cabeça coberta, parcial ou totalmente, aumenta a concentração de dióxido de carbono no cérebro, causando ausência de oxigênio e, consequentemente, afetando a mente.

2. Conviver com pessoas tóxicas

Ainda que pareça incrível, muitas pessoas costumam viver acostumadas com a convivência com gente pouco agradável, destrutiva. Em poucas palavras, com pouco ou absolutamente nada a oferecer na vida.

O problema não fica só na convivência, a qual, por obvias razões é afetada.

Também repercute na mente, já que, rodear-se deste tipo de gente tem um custo negativo nas emoções e nos sentimentos, próprios dos processos mentais de cada indivíduo.

3. Evitar a solidão

 

A frase "todos os excessos são ruins", pode ser aplicada para tudo o que rodeia o ser humano e, por essa razão, o tema da solidão não é a exceção.

Rodear-se de círculos sociais, pequenos ou grandes, é necessário para o crescimento de cada pessoa, tanto para a saúde quanto para a inteligência.

Porém, viver a solidão tende a ser igual ou mais relevante; isso porque temos necessidade de autoconhecimento, reflexão e crescimento intrapessoal.

Ao levar a solidão de maneira adequada, a saúde e a inteligência são beneficiadas.

Evitar a solidão começa a repercutir de uma maneira muito ruim nos processos mentais, assim como na sua saúde, e pode chegar a causar danos graves.

4. O celular ligado

Antes se falava dos excessos, e o tema é propício para abordar a utilização dos dispositivos móveis. Na atualidade, estes são uma extremidade a mais, e chegam a ser usados de forma exagerada.

Em excesso, este hábito gera dependência na pessoa que o pratica (em muitas ocasiões para revisar redes sociais ou conversas sem nenhum sentido).

A alteração nervosa é grave e traz consigo problemas para a mente.

5. Evitar o café da manhã

O café da manhã é considerado como um dos momentos mais importantes do dia. Vale ressaltar que durante toda a noite o corpo esteve sem receber energia.

Portanto, por ser a primeira porção de alimentos, não deve ser deixada de lado.

Evitar este hábito causa um dano muito grave na mente e, a longo prazo, pode derivar em um acidente cerebrovascular (AVC).

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Imagem de capa: Shutterstock/SvetaZi

O post 5 hábitos que danificam sua mente e que você não conhecia apareceu primeiro em Psicologias do Brasil.