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terça-feira, 7 de março de 2017

9 autocuidados essenciais para adicionar a sua vida:


Luiza Fletcher
7 de mar de 2017 05:03

Existe uma crença de longa data de que as pessoas são dignas de respeito apenas quando colocam os outros antes de si mesmas. As pessoas muitas vezes avaliam o seu próprio valor (e o grau de valor que merecem na sociedade) pela sua capacidade de contribuir e colocar as necessidades dos outros antes das próprias.

Aliada a essa crença, está a ideia de que o autocuidado é autoindulgente. Contudo, só podemos sustentar nossa saúde física e emocional quando o autocuidado é uma prioridade.

(Isto é verdade tanto para mulheres quanto para homens, apesar de alguns antiquados estereótipos de gênero!) Quando suas necessidades são atendidas e o autocuidado é uma prioridade não negociável, você se mostra no mundo como a melhor versão de si mesmo; Totalmente nutrido e pronto para nutrir aqueles ao seu redor.

Na verdade, dar-se permissão para cuidar de si mesmo é provavelmente a melhor coisa que você pode fazer para as pessoas em sua vida. Dessa forma, você e as pessoas ao seu redor serão mais felizes e saudáveis.

Aqui estão 9 autocuidados essenciais para adicionar a sua vida:

1.Alimentar-se com os melhores alimentos, quando possível

Muitas vezes, quando estamos ocupados cumprindo nossas responsabilidades, negligenciamos nossas próprias necessidades dietéticas. Em vez de nutrir-nos totalmente, confiamos em alimentos embalados, que carecem de nutrientes e muitas vezes têm uma abundância de substâncias prejudiciais para a nossa saúde.

Faça de cozinhar para si mesmo uma prioridade; mesmo que por apenas um curto tempo. Você vai se sentir melhor no final desse processo, com maior energia e clareza. Pode começar devagar, avaliar onde está agora, e fazer planos dando pequenos passos. À medida que você aprender novas estratégias para sustentar uma alimentação saudável como parte regular de sua vida, fará mais mudanças, e seu progresso será exponencial.


2.Avançar todos os dias

Nossos corpos são feitos para o movimento. Encontre tempo para se movimentar diariamente e para se exercitar três dias por semana. O movimento diário pode vir na forma de uma caminhada ou yoga suave. Seu exercício de três vezes por semana pode ser o que mais ressoa com você: academia, treinamento de resistência, natação, corrida ou yoga.


3.Fazer do sono uma prioridade

Por uma infinidade de razões, nossa sociedade está se tornando cada vez mais privada de sono. O sono é significativo na capacidade do nosso corpo de estar bem. Enquanto dormimos, reparamos tecidos e órgãos danificados, metabolizamos hormônios que nosso corpo não precisa mais, e nossos cérebros usam esse tempo para organizar nossos pensamentos e experiências, e fazer ligações neurológicas permanentes (memórias) para o aprendizado que experimentamos naquele dia.


4.Desenvolver uma prática de respiração e meditação

Quando respiramos completamente, usando o nosso diafragma, o sistema nervoso parassimpático engaja. Este é o sistema de descanso e relaxamento do corpo, o oposto do sistema nervoso simpático, que se envolve em momentos de crise ou excitação, e que para muitas pessoas está ativo na maior parte do tempo. Permitir que o corpo e a mente acreditem que tudo está bem e que ele pode descansar e relaxar vem com a respiração profunda, e fornece uma oportunidade para a reparação significativa do corpo. A meditação melhora este processo, pois permite que o cérebro mude sua atividade e libere neurotransmissores calmantes.


5.Se possível, fazer algo que você realmente gosta diariamente

Se isso não for possível, tente semanalmente, ou quantas vezes puder. Tome um banho com sal de Epsom e óleo essencial, escreva em seu diário, compre-se algumas flores. Seja qual for a atividade que você escolher fazer, não se sinta culpado por tomar tempo para fazê-la. Lembre-se de que está alimentando sua alma e aumentando sua alegria.


6.Reforçar sua rotina de suplemento

Considere falar com um profissional de saúde para determinar se existem suplementos que podem melhorar a sua saúde geral. Muitas pessoas têm falta de vitamina D3, ferro, enzimas digestivas, probióticos, ômega-3 ou outros nutrientes-chave. Consumir alimentos específicos ou suplementos irá melhorar a sua sensação de bem-estar e energia.


7.Sair

Tempo na natureza é extremamente restaurador. Festejar visualmente a beleza e a maravilha da natureza, colocar seus pés na terra, seu corpo na água e respirar ar fresco é um grande ato de bondade para com seu corpo e mente. Se você encontrar tempo para cura e prazer, aproveite.


8.Reservar tempo para ficar sozinho

O senso de comunidade é primordial para as pessoas, assim como o tempo. Muitas vezes, há sentimentos de culpa associados a passar tempo sozinho, mas isso é essencial para todos, especialmente para os introvertidos. O tempo sozinho permite que as pessoas processem seus pensamentos e experiências e rejuvenesçam.


9.Desenvolver uma prática de gratidão

Comece sua manhã com uma afirmação, algo que reforce a resiliência em sua mente e coração. Talvez você tenha uma reunião ou responsabilidade familiar naquele dia que exigirá um esforço extra de sua parte; reforce sua afirmação em torno da ideia de que será bem-sucedido nesse esforço. Por exemplo, "Minha mente e meu coração dissolvem todo medo, dúvida e ansiedade em mim agora, estou atraindo meu propósito mais elevado e movo meu dia com facilidade e graça".

Começar sua afirmação com uma intenção também é muito poderoso. Então, termine o seu dia com gratidão. Anote três coisas pelas quais você é grato a cada dia, e reflita sobre porque elas foram significativas para você.

Pense sobre o que lhe trouxe alegria ou prazer, o que você apreciou em alguém ou algo. Fazer isso regularmente mudará suas percepções de sua vida, as pessoas nela e suas responsabilidades.

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Traduzido pela equipe de O Segredo – Fonte: Mind Body Green

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