abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

quinta-feira, 16 de março de 2017

A Gratidão é o antídoto para a depressão!


Elaine Silveira
16 de mar de 2017 06:46

Você quer mais saúde, equilíbrio emocional, melhores relacionamentos, aumento da produtividade, ser uma pessoa melhor?

A FELICIDADE TEM MORADIA NA GRATIDÃO

Incrível como falar e encontrar argumentos sobre gratidão não é fácil quando queremos relacioná-la à ao comportamento humano, desde a antiguidade. Em psicologia há muito pouco sobre a importância da gratidão, que tinha uma conotação puramente religiosa permeando textos, orações e ensinamentos. Filósofos, no entanto, abordaram mais o tema no passado, e as opiniões divergiam sobre a gratidão ser uma característica de admiração ou desprezo, por estar associada ao desejo secreto de receber benefícios.

Recentemente surgiu na Psicologia Moderna o que se chama de Psicologia Positiva, do psicólogo americano Martin Seligman, uma das bases fortes do Coaching, que tem foco nas qualidades e comportamentos positivos e traz a gratidão como uma das forças da felicidade.

Vou associar isso à minha experiência no meu trabalho como terapeuta holística, pois pude perceber que a ausência de gratidão era comum em pessoas com depressão. Acrescenta-se ainda o fato de que  a ingratidão raramente estava sozinha. Trazia junto outros sentimentos como a inveja, hostilidade, raiva, vitimização, atitudes materialistas e comportamentos anti-sociais, numa somatória de sentimentos nos quais a pessoa fica submersa em um mundo sem nenhuma perspectiva. O que fazer então?


O Reconhecimento de si mesmo. O Reconhecimento do outro.

Ao invés de supervalorizar comportamentos negativos e sofrer com situações passadas, direcionar o sistema corpo/mente ao reconhecimento do bom e belo na sua trajetória de vida desperta motivos para ser grato e transforma lembranças dolorosas e negativas por histórias de superação, crescimento e motivação. Isso faz com que as pessoas tenham uma atitude mais positiva e confiante diante da vida. O despertar do sentimento de gratidão com os outros, consigo mesmo e com o passado supera reações negativas e traz sensação de felicidade e bem-estar.


Como despertar a gratidão?

O Reconhecimento da bondade

A melhor forma de descrever a melhora nas pessoas ao despertar a gratidão é porque ser grato significa reconhecer que a bondade e coisas boas estão presentes em nossa vida. Reconhecer isso e ser grato fazem um bem danado!!! Quando associamos ao conceito Mindfulness, de viver o Aqui Agora, tudo melhora ainda mais. Nutrir gratidão pelo passado sem julgamento e ter foco no presente, no que faz você feliz hoje, livre da ansiedade de quem se preocupa demasiadamente no futuro, é um impulso para uma vida melhor consigo mesmo e com o mundo ao redor, pois é um sentimento que motiva uma vida pró-social.


Empatia

Pessoas que cultivam o sentimento de gratidão relacionam-se melhor com os outros, consigo mesmas e com o Poder Superior. Expressar gratidão ajuda as pessoas a sentirem emoções positivas, levando-as a conseguirem desfrutar a vida, lidar com adversidades e construir relacionamentos fortes. Por isso, a gratidão está diretamente vinculada à felicidade. Ao gerar emoções positivas através da gratidão as pessoas experimentam melhor humor e sensação de alegria e amor, perspectivas otimistas e maior satisfação com a vida, desfazendo a tristeza e depressão de comportamentos viciados e negativos. A disposição em ser grato traz consigo o sentimento de se importar com o outro, empatia e disposição para relevar e perdoar.


A ciência e a gratidão

Embora no passado psicólogos e filósofos tenham abordado pouco, e o tema gratidão tenha sido mais exclusivo dos religiosos, cientistas têm mostrado que os benefícios de ter atitudes de gratidão são muito reais e vão muito além do contexto religioso.

Os pesquisadores Dr. Martin E.P.Seligman, da Universidade da Pensilvânia, testaram o impacto de várias intervenções e tarefas psicológicas em  411 pessoas ao descreverem suas memórias. Ao escreverem uma carta de agradecimento a uma pessoa a quem nunca tinha manifestado gratidão, os participantes relataram aumento na felicidade, atitude de gratidão a bem-estar.

Os especialistas em gratidão, o psicólogo Dr. Robert A. Emmons, da Universidade da Califórnia em Davis, e o Dr. Michael E. McCullough, da Universidade de Miami, examinaram 200 estudantes universitários e as sensações obtidas após 10 semanas escrevendo frases relacionadas a diferentes tópicos. Um grupo escreveu sobre irritações e aborrecimentos diários, outro sobre eventos neutros, e o terceiro expressando gratidão.  O grupo da gratidão relatou sentir-se melhor e mais otimista com a vida e se surpreendeu ao encontrar tantos motivos para serem gratos. Por outro lado, o grupo que escreveu sobre situações desagradáveis relatou mais visitas a consultórios médicos e mais sintomas físicos desconfortáveis. A pesquisa foi publicada no Journal of Personality and Social Psychology.

Outros estudos analisaram como a gratidão pode melhorar os relacionamentos. Indivíduos que dedicaram um tempo para expressar gratidão por seu parceiro não apenas se sentiram mais positivos com a outra pessoa, como também mais confortáveis para se expressar sobre o relacionamento. Isso mostra que a gratidão também está relacionada com a maturidade emocional. E são muitos os benefícios em ser grato. O quadro a seguir é uma compilação de vários trabalhos publicados.

The post A Gratidão é o antídoto para a depressão! appeared first on .