abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

sábado, 11 de março de 2017

A teimosia do amor: quando encaixar as peças à força não funciona


A mente é maravilhosa – Daniela Corcuera
11 de mar de 2017 12:50

Não gosto de não tentar, abandonar de primeira. Me nego a aceitar as coisas como são desde um primeiro momento. Mesmo sendo difícil, vou colocar todo o meu empenho para que tudo funcione. Talvez esteja errada. Talvez tenha me enganado e o que eu considero que é uma tentativa para que tudo dê certo foi reduzido à simples teimosia do amor.

O amor é esforço e é entrega. O amor não é fácil, é sacrifício. Quantas vezes já ouvimos esse tipo de frase? Palavras que parecem banais, mas que ficam impressas nas nossas mentes. De repente, nos vemos lutando por algo impossível. Isto é o que nos ensinam. A batalhar, a guerrear, a não ficarmos de braços cruzados. Desta forma, a outra pessoa poderá ter uma ideia de quão apaixonados estamos.

Não percebemos porque temos medo de nos sentirmos mal por não nos esforçarmos. Contudo, toda teimosia do amor acaba em um grande fracasso.
Compartilhar

A teimosia do amor causa grandes desastres

Muitos são os casais que não sabem por que chega o dia em que acordam diferentes. As borboletas no estômago parece que desapareceram. Passou o tempo necessário para que as idealizações tenham se quebrado e as ilusões tenham se atenuado. Agora observamos a realidade e o que sentimos é um grande desânimo.

casal-conversando

Alguns não percebem até que se passam anos… e já têm uma família formada com filhos. Um grupo unido e feliz? Até então parecia que sim, contudo tudo mostra que já não é assim. De repente surgiram diferenças. Não são iguais, mas isto não tem por que ser negativo. Onde está aquilo que dizem que "os polos opostos se atraem"?

Palavras que nos induzem ao erro, a acreditar em mentiras que não são corretas. As diferenças não nos unem, nos separam. Com o convívio, as experiências ruins, as situações mais estressantes, isto se confunde e às vezes parece se atenuar, até que chega o momento em que se torna insuportável.

Contudo, às vezes o passado pode ser um motivo suficiente para não nos rendermos ainda. "Não passamos por tantos bons e maus momentos juntos para agora jogar tudo para o alto". Nos agarramos a isto para não perder o que conquistamos. Para não nos sentirmos um fracasso e demonstrar que gostamos do nosso companheiro, que desejamos que tudo siga em frente.

Nos negamos a aceitar que o relacionamento tenha chegado ao fim. Contudo, forçá-lo é tentar sustentá-lo a qualquer custo, o que não faz nada além de prejudicá-lo ainda mais.
Compartilhar

As crianças viverão situações pouco agradáveis. Discussões, rejeições e muitos outros momentos fruto da teimosia que não é mais do que um medo terrível de aceitar o fim do relacionamento. Acabou e você se nega a aceitá-lo. Mas as peças já não se encaixam e o medo do que existe fora desse círculo no qual você está vivendo há tantos anos é paralisante, e você fica entregue à inércia.

casal-entediado

Não lutar é a mesma coisa que não gostar

Nos enganamos pensando que parar de lutar e aceitar essa situação é sinônimo de que a outra pessoa não nos importa, nem o relacionamento, nem nada. É justamente o contrário. É uma prova de maturidade, de saber aceitar quando chegou ao final e não querer evitá-lo.

Agora você é consciente de que as suas peças já não se encaixam faz tempo, ou que inclusive nunca se encaixaram. Suas boas intenções do início maquiaram uma situação que, com o passar do tempo, se revelou tal como é. Vocês não são compatíveis, e tudo bem.

Não vai ficar tudo bem se vocês forçarem o que não foi feito para ser obrigado.
Compartilhar

Vocês podem mergulhar em um relacionamento insípido, no qual inclusive irão se ferir sem querer, pois a circunstância na qual vocês se encontram é desconfortável para ambos. Vocês não conseguirão alcançar essa tão ansiada felicidade e, pouco a pouco, se verão amargurados.

pintura-colorida

O que acontece quando em um quebra-cabeças não se encaixa aquela peça que seria tão bom que encaixasse? Por mais que forcemos, a única coisa que vamos conseguir é que fique torcida, apertada e bastante esquisita. Isto é o que vai acontecer com o seu relacionamento amoroso. A angústia, a pressão, o desconforto serão os novos adjetivos que irão se encaixar no seu relacionamento.

Na teimosia do amor alguém sempre sai ferido. A falta de aceitação levará à realidade de um fracasso doloroso.
Compartilhar

Não tenha medo de que alguma coisa não dê certo. Nem sempre as coisas saem como queremos e tudo pode mudar na hora menos esperada. Assim é a vida e assim são os relacionamentos. Imprevisíveis, mutantes, e com os quais podemos aprender muito. Deixe essa teimosia do amor de lado e aceite que nem tudo será sempre como você quer. Mas, principalmente, nunca pense que isso significa que você não se importou com a pessoa, nem com o vínculo que ambos tentaram unir, mesmo que fosse à força.

Imagens cortesia de David Hockney, Timothy Clark, Gordon Johnson.

The post A teimosia do amor: quando encaixar as peças à força não funciona appeared first on A mente é maravilhosa.