abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

sexta-feira, 3 de março de 2017

As duas faces da timidez


A mente é maravilhosa – Daniela Corcuera
3 de mar de 2017 02:20

Ser tímido não significa ter um defeito, nem ostentar uma virtude. Trata-se simplesmente de um traço da personalidade que depende do temperamento e do tipo de experiências vividas. Apesar disso, muitos encaram a timidez como um problema que é preciso cortar pela raiz, sem outra alternativa.

É verdade que quem é tímido experimenta diversas limitações nas situações sociais. Não consegue quebrar o gelo para iniciar uma conversa, nem se sente confortável falando de si mesmo, e isto pode repercutir negativamente nas suas relações com os outros.

A timidez nasce da falta de segurança em si mesmo, da sensação de não ser merecedor da atenção ou da consideração dos outros, ou de sentir que não se tem o direito de ser reconhecido. Assim, o tímido sente vergonha de si mesmo e dá muito valor à opinião dos outros.

"A timidez é uma condição alheia ao coração, uma categoria, uma dimensão que termina na solidão."
-Pablo Neruda-

Contudo, isto não significa, de forma alguma, que quem é tímido está condenado ao fracasso. O fato de não ter desenvoltura nos relacionamentos sociais tem pouco a ver com o que pode alcançar no âmbito intelectual, profissional ou afetivo. De fato, há momentos em que ser tímido representa uma vantagem. Que o digam os vários personagens da história que alcançaram grandes conquistas apesar da sua timidez.

Timidez: uma característica de grandes personalidades

Dizem que Agatha Christie, a famosa escritora de mistérios, teve um episódio incomum pela sua timidez. Em 1958 foi realizada uma festa em homenagem a ela no sofisticado Hotel Savoy de Londres. Quando ela chegou a esse lugar o porteiro não a reconheceu e, portanto, não a deixou entrar.

homem-timido

Ela não se sentiu capaz de contrariar esse porteiro avoado e por isso, sem pronunciar palavra alguma, deu meia volta e foi se sentar na sala de estar. Dali ouviu a comemoração em seu nome. Naquela época ela tinha 67 anos de idade e mais de 60 livros publicados em todo o mundo.

Charles Darwin, por sua vez, tremia como uma folha quando tinha que falar em público. Não se sentia capaz de enfrentar um auditório. O ator inglês Dick Bogarde era espetacular em cena, mas muito tímido antes de enfrentar o público.

Timidez, introversão e tragédias

Existem tímidos e tímidos. Alguns levam esta característica a um extremo inesperado. Por exemplo, o Dr. Henry Heimlich, que inventou uma manobra de emergência para salvar a vida de quem está se asfixiando, disse que muitas pessoas morrem por serem tímidas. Quando sentem que se afogam, preferem se afastar do grupo do que passar pelo pesar de tossir e chamar muito a atenção.

mulher-boiando-na-agua

Às vezes pensamos que ser tímido equivale a ser introvertido, mas isso não é verdade. A pessoa introvertida simplesmente aprecia a solidão e não se sente confortável em situações sociais. Mas, ao mesmo tempo, não se importa muito com as opiniões dos outros e não sente medo de expressar as suas próprias.

O tímido, pelo contrário, se enche de nervosismo e muitas vezes gostaria de sair mais de si mesmo, mas não consegue. O seu sentimento de vergonha pessoal é tão forte que supõe cada coisa que faz ou diz como uma impertinência quando existem outras pessoas presentes.

As vantagens de ser tímido

A timidez pode causar problemas, mas também constitui um mecanismo de preservação em muitas situações. Na natureza, os animais mais ousados e corajosos conseguem as melhores presas e os melhores companheiros, mas também são os que morrem mais rápido e sofrem feridas mais atrozes ao longo das suas vidas.

O tímido se vê obrigado a desenvolver muitas habilidades para compensar a sua falta de habilidade social. Por exemplo, costumam ser pessoas que analisam repetidamente o que disseram e o que ouviram. Isto faz com que normalmente tenham melhor memória e maior capacidade linguística, embora geralmente a expressem melhor por escrito do que de forma oral.

casal-conversando

O tímido também costuma ser alguém que consegue fazer tudo de forma muito metódica e com maior concentração do que os outros. Sentem-se tão inseguros em relação ao resultado dos seus atos e dos seus trabalhos que os planejam e os executam com extremo cuidado. Por isso é comum que nas tarefas onde não existe limite de tempo sejam bons executores.

De qualquer forma, se alguém é tímido a ponto de ter a sua qualidade de vida muito prejudicada, isto não pode ser visto como uma vantagem. O que existe nesses casos é um sofrimento desnecessário causado provavelmente por uma fobia social. Existem muitos tratamentos eficazes para superar a timidez que vale a pena seguir quando ela é sinônimo de infelicidade.

The post As duas faces da timidez appeared first on A mente é maravilhosa.