abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

terça-feira, 28 de março de 2017

Às vezes é melhor respirar fundo e permanecer calado


A mente é maravilhosa – Marli Guári
24 de mar de 2017 10:54

Dizem que o silêncio é a arte que alimenta a sabedoria, por isso em certas ocasiões não temos outra escolha para responder corretamente ou para não continuar com conversas ou discussões que não valem a pena. Respirar fundo e ficar calado, por vezes, é a melhor escolha que podemos fazer.

É curioso como aqueles que trabalham por muitos anos com a psicoterapia veem no silêncio do paciente um avanço considerável no seu processo de cura. Para muitos, pode parecer um pouco contraditório, já que a terapia é construída através de um intercâmbio por meio da palavra. O meio para a cura é o diálogo que atua como uma energia que confronta, que investiga, desperta e reconstrói.

"O silêncio é um amigo que nunca trai".
– Confucio –

No entanto, esse silêncio repentino, quando a pessoa fica em silêncio por um momento e respira fundo, muitas vezes marca um momento crucial. É quando ela toma plena consciência das suas emoções, quando percebe algo que até agora não tinha notado. É também quando a pessoa está mais focada do que nunca para harmonizar os pensamentos e as emoções; o passado fica de lado para se concentrar exclusivamente no momento presente.

O silêncio às vezes age como um "despertar de consciência", e isso é algo excepcional. Não só nos ajuda a gerenciar melhor as conversas ou situações específicas, mas também é um canal para nos conectarmos com nós mesmos, para deixarmos por um momento "de fazer" e, simplesmente "ser".

Estamos diante de um assunto com muitas nuances interessantes e aspectos curiosos que podem ser uma grande ajuda para o nosso dia a dia. Nós convidamos você a mergulhar em muitos aspectos do silêncio e da arte de permanecer calado.

cerebros-brigando

O ruído mental que nos envolve e nos devora

Vivemos em uma cultura do ruído. Não estamos nos referindo precisamente à pressão do som ambiental, do zumbido persistente do trânsito, do barulho permanente das fábricas ou do eco das grandes cidades que nunca dormem. Falamos sobre o ruído mental, o barulho das emoções conflitantes. Uma cacofonia mental que não nos deixa ouvir quem está na nossa frente e, muitas vezes, nos impede de ouvirmos a nós mesmos.

Somos influenciados por um tipo de comunicação onde a voz entusiasmada, que grita e não faz pausas, é aquela que vence. Vemos isso em nossos políticos, vemos em muitas das nossas reuniões de trabalho. Aquele que fica em silêncio é rotulado como alguém indeciso e sem carisma. Na verdade, o ensaísta e jornalista George Michelsen Foy fez uma pesquisa para demonstrar que na cultura ocidental a pessoa que fica em silêncio antes de responder é vista com desconfiança ou com suspeita.

As conversas são muitas vezes articuladas através de frases e palavras que não passam por um filtro mental ou emocional adequado. Esquecemos que gerir a linguagem e a palavra também é a arte da inteligência, onde o silêncio é muitas vezes um passo necessário.

Vamos parar por um momento para nos encontrarmos. É necessário parar para ver e sentir o outro. Entenda que não há nada de errado em tomar ar e permanecer em silêncio por um momento no meio de uma conversa. Talvez o que vamos dizer depois dessa pausa seja a solução para o problema ou a chave para restaurar o nosso relacionamento.

gotas-de-orvalho

Ficar calado pode ser uma punição

George Bernard Shaw dizia que "o silêncio é a mais perfeita expressão do desprezo". Portanto, devemos ser muito cuidadosos na forma como expressamos o nosso silêncio, como o aplicamos em função do contexto e das pessoas que o recebem. Até agora, temos claro que o uso do silêncio é uma ferramenta perfeita para gerir emoções, para se concentrar no aqui e agora e para emitir uma resposta ou tipo de ação com mais precisão.

"Aquele que não sabe ficar em silêncio não sabe falar".
– Ausonio –

O empresário, pesquisador e conferencista Luis Castellanos nos fala sobre este tema no seu livro "A ciência da linguagem positiva". O silêncio é uma pausa para nós mesmos. Permanecer em silêncio é necessário, por exemplo, quando voltamos do trabalho e estamos prestes a entrar em casa. Algo tão simples como a respiração profunda e permanecer em silêncio por alguns segundos pode afastar a pressão e a ansiedade desse outro contexto que não devemos levar para casa.

Agora, algo que seria bom considerar é que o silêncio pode muitas vezes agir como um limitador da qualidade das nossas relações pessoais. As palavras educam, as palavras curam e nos ajudam a construir pontes, a criar raízes e fortalecer nossos laços através de uma linguagem positiva, empática e acessível.

homem-floresta-arvore

Portanto, devemos levar em conta que o silêncio não é um castigo positivo para qualquer criança. Qualquer irregularidade, travessura ou desobediência não pode ser resolvida através do silêncio ou deixá-la de castigo na solidão do seu quarto. Com isso, o que estamos fazendo é alimentar a raiva da criança. Nestes casos, a comunicação é essencial para que ela mude o seu comportamento, reconheça os erros e se desenvolva.

Vamos fazer um bom uso do silêncio. Vamos torná-lo nosso castelo da calma, onde nos reencontramos para harmonizar as emoções, acalmar a mente e encontrar a melhor resposta; a palavra mais bonita para aquele determinado momento.

The post Às vezes é melhor respirar fundo e permanecer calado appeared first on A mente é maravilhosa.