abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

sexta-feira, 31 de março de 2017

Como ganhar uma discussão, segundo Gandhi


A mente é maravilhosa – Marli Guári
29 de mar de 2017 09:08

A vida de Mahatma Gandhi está cheia de histórias e anedotas sobre confrontos que acabam trazendo grandes doses de sabedoria. Na verdade, este homem tornou-se famoso e passou para a história por ser o primeiro a propor uma "guerra" sem violência.

Dizem, por exemplo, que uma vez se sentou para comer ao lado de um professor da Universidade de Londres. O professor lhe pediu que ele se retirasse porque "as aves e os porcos não podem comer juntos". Gandhi se levantou e disse: "Não se preocupe professor, eu vou voar para longe".

"O objetivo de qualquer discussão não deve ser a vitória, mas o progresso".
– Joseph Joubert –

Gandhi quase sempre alcançava os seus objetivos nas discussões, mas fazia isso com tanta inteligência e graça, que sempre ensinava algo para o seu adversário. A sua intenção não era ganhar a discussão, mas extrair um aprendizado dessa situação. Detalharemos aqui algumas sugestões de Gandhi para ter sucesso em uma discussão.

Conselhos de Gandhi para lidar com confrontos

Não seja egoísta e argumente solidamente

Para Gandhi, toda perspectiva de um problema também deve incluir o comportamento do oponente. Levando em conta esta ideia, ele conseguiu destruir o monopólio da indústria têxtil britânica e, em seguida, se apresentou em cada uma das fábricas para se desculpar pelas demissões que havia causado.

gandhi

Ele sempre estudou cuidadosamente todos os assuntos; não se conformava em ter uma visão superficial do mundo. Ele lia, aprofundava, consultava, e tudo isso lhe permitia formar uma opinião fundamentada e sólida sobre qualquer assunto. Isso é sem dúvida, uma chave para enfrentar qualquer debate.

Treine a força física e a paciência

Ele acreditava que a força do corpo contribuía de forma decisiva para a força da mente. Gandhi mantinha uma boa forma física, o que lhe permitiu suportar momentos difíceis com uma capacidade de recuperação incrível. O treinamento para fortalecer o corpo traz a temperança, o fortalecimento da vontade e do autocontrole.

Por sua vez, a paciência é o treinamento da mente. Gandhi dizia que uma parede deve ser construída tijolo por tijolo, e que cada um tem o seu próprio momento para se encaixar ali. A paciência é uma característica das mentes mais fortes. Não ceder ao primeiro impulso é a chave para o sucesso, especialmente em um confronto.

Ter empatia, envolver-se com as emoções do outro

Gandhi pregava ideias que eram universais. Os seus princípios não eram o produto de uma visão regionalista ou caprichosa. Pelo contrário, em suas ideias e nas suas lutas estava presente toda a humanidade. Sua doutrina focou, em um primeiro momento, o seu próprio povo, mas foi inspirada por valores universais.

gorila-borboleta

Este líder valorizava as emoções, o seu discurso não era puramente ideológico. Ele tentava entender a posição dos seus adversários e levava em consideração o que eles poderiam estar sentindo. Por isso, centenas de milhares de pessoas em todo o mundo o seguiram e o admiraram, mesmo que não compartilhassem da sua causa. Vencer um confronto não implica necessariamente anular o outro.

Falar com uma linguagem simples e ser transparente

A simplicidade do discurso é algo que caracteriza os grandes líderes; eles não falam para serem admirados, falam para serem compreendidos. E a melhor maneira de promover a compreensão é a utilização de uma linguagem simples que qualquer pessoa possa entender.

Isso seria populismo se por trás do discurso houvesse interesses ocultos. Mas se as palavras simples não escondem verdades ocultas, elas atingem o coração das pessoas. Um discurso sincero e genuíno tem um grande poder de convencimento e respeito. Uma discussão verbal se ganha com argumentos sinceros e profundos, ditos de forma simples e sem mentiras.

Crescer em autossuficiência e perseverança

Gandhi transformou a sua autossuficiência em uma forma de construir a liberdade. Ele fazias as suas próprias roupas e outros objetos de uso cotidiano. Ele sabia que os laços de dependência não nascem nos grandes feitos, mas nos pequenos detalhes. E atacou o mal pela raiz.

Ele demorou 55 anos para completar a independência da Índia, que era o seu grande sonho. Fez o seu caminho da sua maneira: sem recorrer à violência. Passou por muitas dificuldades antes de alcançar os seus objetivos: dificuldades de todos os tipos, até mesmo conflitos consigo mesmo. No fundo ele sabia que a perseverança é a chave para abrir qualquer porta e que a capacidade de persistir nos faz seguir em frente até alcançar a vitória.

pai-e-filho-discussao

Todos os ensinamentos de Gandhi nos deixaram uma preciosa lista de valores humanos. Seu triunfo foi um triunfo do espírito e marcou um antes e um depois. O maior de todos os seus preceitos era confrontar sem o objetivo de destruir o outro. Dessa forma, nunca há uma derrota, porque é uma maneira segura para que todos possam terminar ganhando, mesmo que não ganhem tudo o que gostariam.

Imagem principal cortesia de Whooli Chen.

The post Como ganhar uma discussão, segundo Gandhi appeared first on A mente é maravilhosa.