abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

sexta-feira, 31 de março de 2017

Organize a vida pessoal e profissional sem abrir mão do que você ama!



Dicas para organizar a sua vida pessoal e profissional sem abrir mão do que você ama!

Em meio a tantos compromissos e responsabilidades — tanto no trabalho, quanto em casa —, equilibrar vida pessoal e profissional é um grande desafio.

Por vezes, nos sentimos perdidas e angustiadas, sem saber o que fazer primeiro, mas com uma vontade enorme de dar conta de tudo e provar nossa capacidade e competência como profissional, mãe e esposa — conciliando todos esses papéis com maestria.

Sabemos que não é nada fácil e, por isso, preparamos algumas dicas para ajudar você a se organizar — afinal, nesse contexto, a organização é primordial —, para ter uma vida mais equilibrada pessoal e profissionalmente, e ainda ter tempo para fazer tudo aquilo que você ama (ninguém é de ferro!). Vamos lá?

Aprenda a delegar tarefas

Essa dica vale tanto para o trabalho quanto para a vida em família. Entenda de uma vez por todas: você não precisa fazer tudo sozinha! Evite cair na armadilha de centralizar todas as tarefas em si e saiba que não é vergonha nenhuma pedir ajuda.

Além disso, se você não mora sozinha, logo, não deve ser a única responsável pela limpeza e organização da casa, por exemplo. Nada mais justo que as tarefas do lar sejam divididas entre as pessoas que convivem no mesmo espaço.

Mesmo os filhos pequenos podem realizar pequenas tarefas, como guardar brinquedos, tirar o prato da mesa e colocar a roupa suja no cesto. Vá distribuindo as atividades gradativamente, de acordo com a idade de cada um. E, se você tem um companheiro, está mais do que claro que as tarefas do lar devem ser compartilhadas.

No trabalho, divida as responsabilidades com a equipe, mesmo que precise orientar e supervisionar a execução das tarefas. Em todo caso, dê um voto de confiança para as pessoas! Abandone a mania de controle e o medo de que as coisas não saiam tão bem se não forem feitas por você.

Com o tempo, tudo vai se ajeitando e você não terá sacrificado seu bem-estar e nem desperdiçado sua energia tentando controlar e dar conta de tudo e todos. Assim, sobrará mais tempo e disposição para dedicar-se ao que é realmente importante e que fará diferença na sua realização pessoal e profissional.


Faça listas

Você pode usar planilhas, aplicativos ou o bom e velho bloquinho de anotações. Liste tudo o que precisa fazer, divida as tarefas entre urgentes e importantes e estabeleça uma data para a conclusão de cada uma, distribuindo-as proporcionalmente em sua agenda.

Dessa forma, você evita ficar com mil coisas na cabeça ao mesmo tempo e estabelece uma ordem de prioridades, evitando também interromper uma tarefa ou deixá-la pela metade para se dedicar à outra — isso é uma das coisas que mata a sua produtividade!


Planeje-se

É importante saber o que você quer e onde deseja chegar. A partir dessa definição, você poderá fazer um planejamento para alcançar suas metas e seus objetivos e realizar seus sonhos.

O primeiro passo é investir em autoconhecimento, seja por meio de cursos, workshops, meditação, yoga, terapia ou outro método que seja conveniente e adequado para suas necessidades. Só você pode determinar o melhor caminho, mas não deixe de buscar compreender melhor seus anseios, bem como suas limitações e suas potencialidades.

Tendo em vista quais são seus sonhos e objetivos pessoais e profissionais, você poderá desempenhar suas tarefas do dia a dia com mais propósito, focando naquilo que é importante para você.

Sem ter metas e objetivos definidos, você pode ficar com a sensação de estar sempre correndo de um lado para o outro mas, paradoxalmente, sem sair do lugar. Ao entender o motivo de cada pequena ação empreendida, o fardo se tornará mais leve e você perderá menos tempo com bobagens que não te agregam em nada.


Reserve um tempo só para você

Investir em seu desenvolvimento profissional é importante. Passar tempo de qualidade com a família também. Porém, não deixe de separar umas horinhas toda semana ou pelo menos a cada 15 dias, por exemplo, para cuidar de você.

Além de praticar atividade física e se alimentar de maneira saudável — o que deve ser incluído na sua rotina e pode melhorar muito todas as outras dimensões da sua vida —, faça algo para se recompensar por todo o esforço que você despende em seu dia a dia.

Vá ao salão de beleza ou a uma exposição de arte, assista um filme ou uma peça de teatro com as amigas, saia para jantar em um restaurante novo, faça uma viagem, pratique um hobby — quem sabe uma aula de pintura, canto ou dança? Até mesmo um passeio no parque para respirar, espairecer e se desligar de tudo por alguns instantes pode funcionar. Dê esse presente a você e não se culpe — esse é um momento só seu e você merece vivê-lo!

Isso não só vai te dar mais ânimo como pode também interferir positivamente em todas as áreas da sua vida, trazendo inspirações novas para a resolução de problemas e conflitos de forma mais leve e criativa, seja em casa ou no trabalho.


Não tente separar uma coisa da outra: vida pessoal e profissional são complementares

Nossa vida não funciona em compartimentos separados — cada parte dela compõe o todo. Portanto, mesmo que o ideal seja fazer uma divisão clara entre o tempo para o trabalho e o tempo com a família, às vezes é inevitável levar trabalho para casa ou problemas de casa para o trabalho. O que fazer nessas horas?

Se tiver que trabalhar no fim de semana, por exemplo, estabeleça um horário específico e avalie a real necessidade de dedicar suas horas de descanso ao trabalho, de acordo com aquela lista de prioridades. Essas tarefas são realmente urgentes ou importantes e impactarão significativamente no seu desempenho e nos resultados almejados?

Às vezes, vale mais a pena tirar 1 hora, que seja, no seu fim de semana, do que passar o resto da semana atolada com pendências que poderiam ser resolvidas nesse período. Assim, você também se sente mais livre para aproveitar os momentos de folga com os filhos ou para fazer outras atividades não relacionadas ao trabalho.

Vale também gastar alguns minutos planejando os passos para a próxima semana ou adiantando alguma tarefa que poderia te tomar tempo nos próximos dias, para que, ao longo da semana, você possa também fazer pequenas pausas e não precise ficar desesperada para que o próximo fim de semana ou feriado chegue logo.


Relaxe!

Você faz o melhor que pode, se desdobra para ser uma profissional de sucesso, uma mãe exemplar e uma companheira presente. É importante, sim, buscar evoluir sempre, crescer pessoal e profissionalmente, mas não se cobre tanto.

O sentido de todo esse empenho é ser cada vez mais feliz, certo? Se não for, é hora de repensar suas escolhas, afinal, qual seria o motivo de tanto esforço e dedicação?

Sendo assim, a cobrança excessiva ou a pressão exagerada sobre você mesma pode apenas te afastar dessa plenitude que você tanto almeja. Portantofaça sua parte, mas também descanse e confie mais no fluxo da vida, combinado?

Como frisamos anteriormente, vida pessoal e profissional são dimensões complementares que devem coexistir da forma mais equilibrada possível. Mesmo que, em algum momento, uma tome mais tempo e espaço do que a outra em seu dia a dia e as coisas saiam um pouco dos eixos, não se martirize e vá buscando, aos poucos, retomar o equilíbrio, respeitando cada fase e sabendo que tudo contribui para o seu aprendizado. Nunca é tarde para recomeçar e testar métodos diferentes, até encontrar a medida ideal para você!

Gostou do post? Compartilhe-o em suas redes sociais — pode ter mais gente precisando dessas dicas!

The post Organize a vida pessoal e profissional sem abrir mão do que você ama! appeared first on .