abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

segunda-feira, 6 de março de 2017

Rotina de exercícios simples para aliviar o estresse e melhorar o humor


Psicologias do Brasil – Psicologias do Brasil
4 de mar de 2017 20:23

Em nosso espaço já propomos diferentes rotinas de exercícios para endurecer o abdômen, seus glúteos, e até para tonificar um pouco mais os músculos dos braços, mas hoje vamos falar do estresse.

Conseguir um corpo mais firme, forte e flexível é algo que muitas pessoas buscam. No entanto, queremos focar em nossas emoções, em conseguir, com os exercícios certos, aliviar o estresse e as preocupações.

Algo que todos sabemos é que nem sempre temos tempo para sair para correr, andar, ou passar um tempo na piscina para cuidar de nossos ossos, músculos e articulações ao mesmo tempo em que relaxamos a mente.

Talvez por isso nunca seja demais conhecer quais exercícios podemos praticar na sala de nossas casas para melhorar um pouco nosso estado de ânimo.

É fácil, não requer uma matrícula na academia, e pode oferecer muitos benefícios.

Você só precisa de quatro coisas: um colchão ou esteira de ioga, almofadas, uma roupa confortável e a sua vontade.

Exercícios simples para aliviar o estresse

Você só vai precisar de 20 minutos para se sentir melhor. Os exercícios que vamos realizar implicam, antes de mais nada, unir seu corpo, sua respiração e suas emoções.

Vamos trabalhar sua flexibilidade por meio de alongamentos que lhe permitam acabar com as sobrecargas que costumamos acumular ao longo do dia.

Se você cuidar da sua respiração e centrar toda a sua atenção em seu corpo e em cada movimento realizado, conseguirá um equilíbrio interior adequado com o qual regular seu estresse cotidiano.

Não pretendemos que você se canse, e nem que leve suas forças ao limite com a finalidade de queimar gorduras. Este não é o objetivo desta rotina de exercícios.

Só buscamos conseguir uma sintonia entre seu corpo e suas emoções.

Vale a pena experimentar.

1. Relaxar as costas, relaxar a mente

 

Assim como você vai comprovar, são exercícios relaxados, elementares e fáceis de realizar. Para o primeiro deles você vai precisar de duas almofadas (ou uma almofada e uma toalha).

Seguiremos esta sequência:

  • Deite-se no chão.
  • Coloque sob as suas costas uma almofada que chegue até a região lombar. Seu peito deve ficar mais elevado do que as suas pernas.
  • Coloque outra almofada sob a sua cabeça.
  • Estique os braços.
  • Cruze as pernas assim como você vê na imagem superior, de modo que seus joelhos fiquem em ambos os lados.
  • Você notará uma certa tensão na área da cintura e nas costas.
  • Agora, tome ar durante 10 segundos, segure-o durante 5 segundos e expire sonoramente. Mantenha esta posição por 5 minutos.

2. Abdômen para cima

 

Este exercício também é muito relaxante. Precisamos de um pequeno cubo ou almofadas firmes que nos permitam elevar a região dos glúteos e o abdômen.

  • Uma vez que você tenha posicionado este suporte, junte os joelhos.
  • Em seguida, estique os braços.
  • Agora feche os olhos e respire profundamente.
  • Esta postura em que a cabeça fica um pouco mais baixa em relação ao corpo facilitará uma melhor circulação até seu cérebro.
  • Mantenha esta posição por 5 minutos e continue com a rotina de respirações: tome ar durante 10 segundos, retenha-o por 5 segundos e expire sonoramente.

3. Um pouco de equilíbrio: pernas para cima

 

 

Para fazer o seguinte exercício você precisa de uma almofada e de um pano para cobrir os olhos e facilitar o relaxamento.

  • Coloque-se na frente de uma parede e deite-se de forma que possa esticar as pernas sobre a mesma.
  • Coloque uma almofada sob suas costas.
  • Uma vez mais, seu peito ficará mais elevado do que a cabeça.
  • Agora cubra os olhos com o pano enquanto estica os braços.
  • Relaxe por 5 minutos e faça os exercícios de respiração citados uma vez mais (inspirar-reter-expirar).

 

4. Alongamento de ombros

 

Terminamos nossa rotina de exercícios com um alongamento muito particular, benéfico para a área das costas, pescoço e ombros.

Iremos realizá-lo dentro de nossas possibilidades, sem nos excedermos. Faça o seguinte:

  • Ajoelhe-se sobre seu colchão ou esteira de ioga.
  • Coloque uma almofada sob os calcanhares e, com cuidado, dobre o tronco para trás de forma que possa tocar com as mãos a almofada situada sobre seus pés.
  • Mantenha esta posição durante um minuto enquanto nota o alongamento na região dos ombros.
  • Em seguida relaxe, volte à posição normal e volte a realizar o exercício.

Para concluir, esta rotina de exercícios tem uma duração total aproximada de 20 minutos.

Você não precisa se cansar: o objetivo final é que, graças aos alongamentos, você relaxe o corpo, afaste o estresse e, com uma respiração adequada, alivie os ruídos da sua mente.

Vale a pena colocá-los em prática!

Imagem de capa: Shutterstock/Koldunov

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

O post Rotina de exercícios simples para aliviar o estresse e melhorar o humor apareceu primeiro em Psicologias do Brasil.