abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

segunda-feira, 6 de março de 2017

Se na solidão você se sente só, então está em má companhia


A mente é maravilhosa – Daniela Corcuera
6 de mar de 2017 06:47

Ultimamente me sinto um pouco sozinha, mesmo tendo em volta pessoas que qualquer um gostaria de ter ao lado. Me sinto sozinha e não consigo compreender bem por quê. Por outro lado, quando estou no meu quarto e não há ninguém que cubra o meu próprio barulho, é também quando sinto mais solidão.

Sei que isso me faz estar em má companhia. Me sinto sozinha estando só e é terrível: não quero ouvir o que tenho que me falar e tenho a sensação de ser a pessoa mais triste do mundo. Além disso, é tão profundo o pânico que tenho do silêncio que o evito constantemente, porque nele me vejo desprotegida e vulnerável.

Muita gente já passou por isto e talvez você esteja passando por isso agora. É normal e você não precisa ter vergonha disso: é tão fácil se encher de vazio e todos sentimos pavor da possibilidade disso nos atingir.

A solidão nem sempre é ruim

Com frequência, quando a gente vê a sombra da solidão aparecer, procura disfarçá-la para que não apareçam os buracos. Ou se isola em plena melancolia. Nesse estado só se recebe a dor e nos esquecemos, um pouco ou muito, de quem somos de verdade.

O primeiro passo indispensável para combater esse mal-estar tão aterrorizante, tão esquisito e que nos impede de aproveitar o que temos é enfrentá-lo e aceitá-lo. Sim, é preciso dar nome ao que estamos passando sempre, assim é possível lhe dar um lugar e agir a respeito quando for um peso e não uma ajuda.

menina-reflexo-espelho

"Sentir-se sozinho não é a mesma coisa que estar sozinho:

estar sozinho pode ser uma experiência agradável,

ter momentos para recuperar suas forças ou fazer alguma coisa criativa…

Mas sentir-se sozinho e isolado é ruim para as pessoas;

a gente fica menos criativo, menos inteligente, prejudica a saúde"

-Elsa Punset-

A solidão não precisa ser ruim. Convencer-se desta afirmação é o seguinte movimento: reconhecer que a impotência é apenas um espelhismo de um coração que precisa de vontade. Isto é, estar sozinha pode se transformar em uma grande oportunidade: passear, viajar, ler, meditar… Talvez seja a forma mais corajosa de se descobrir e começar a gostar de si, pois não podemos esperar que os outros nos agasalhem quando a gente não é capaz de se abrigar a si mesmo.

Na solidão descobrimos que não estamos sozinhos

A solidão pode ser o abraço mais almejado e está ao alcance de cada um. Os momentos de silêncio podem dar medo, mas também purificam, tranquilizam e reconfortam. A solidão que traz felicidade é aquela que encontra e acolhe para conseguir que sejamos a nossa melhor companhia.

Nunca estamos sozinhos se não quisermos. A gente nasce para se relacionar com os outros e, portanto, para ter uma vida com aqueles com quem somos emocionalmente mais próximos. Contudo, não é verdade que a pessoa mais próxima que tenho sou eu mesmo? Por que tento negar isso?

"Nunca estou completamente sozinho, sempre estou comigo mesmo."
-Anônimo-

Existe uma certeza em tudo isto. É que, ao nascer, a gente já tem um coração que bate e que não pode negar estar consigo mesmo. Por que não facilitar as coisas? Por que não aproveitar a ocasião para aproveitar a vida? A melhor forma de suportar a solidão é recebendo-a para fortalecer o vínculo que temos com a nossa própria essência.

Quero estar sozinha com alguém que também queira estar

Não estamos sozinhos sempre que possamos gritar que ainda resta alguma coisa que nos identifica, que nos mostra que vale a pena lutar. Não apenas temos a nós mesmos, acontece que mesmo que o sentimento nos cegue, sabemos que existem pessoas ao redor que valem a entrega.

"A solidão é boa, mas a gente precisa de alguém que diga que a solidão é boa."
-Honoré de Balzac-

Você pode pensar que existe a sua família, a sua esposa, seu marido, seus filhos e mesmo amigos, mas você se sente sozinho. Estamos em uma sociedade que cada vez se comunica mais usando a tecnologia e que exige mais tempo para o trabalho e menos para os relacionamentos pessoais. Contudo, isso não significa que não gostem de nós, que não estejam ali.

trabalhos-criativos

Neste caso talvez a sua dependência esteja colaborando com a solidão para fazer você se sentir assim: talvez seja bom procurar liberdade, espaço, passatempos, etc. onde você se sinta completo.

The post Se na solidão você se sente só, então está em má companhia appeared first on A mente é maravilhosa.