abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

quarta-feira, 15 de março de 2017

Se você pretende viver um relacionamento saudável e duradouro, pare um pouco e leia isso:



Além de ser uma fonte de felicidade, as relações são grandes oportunidades de crescimento pessoal. Por isso, saber como manter um relacionamento é imprescindível para ter harmonia e bons momentos com a pessoa amada.

Esse é um grande desafio, não é mesmo? Afinal, não basta apenas ter alguém do lado. É fundamental que essa convivência seja harmoniosa, pautada no respeito e sobretudo no amor — por si e pelo outro.

E para ajudar a transformar o seu relacionamento em uma experiência saudável, confira as dicas que separamos para você. Não deixe de ler!

1. Preze pela honestidade

Nenhuma relação pode sobreviver sem honestidade. É por meio dela que a confiança se estabelece entre o casal. É importante que ambas as partes estejam comprometidas não apenas um com o outro, mas também com a verdade. A honestidade é imprescindível não apenas em relação à fidelidade. As partes do casal devem ser honestas com si mesmas e com a individualidade de cada um. É a partir desse comportamento que surge o respeito mútuo.

Por isso, o casal deve cultivar uma relação transparente. Essa pode ser uma tarefa difícil, mas uma vez que a honestidade se torna referência, fica mais fácil superar as dificuldades e elevar o relacionamento a um patamar maior.


2. Valorize os pequenos momentos

Muita gente pensa que felicidade é estar alegre o tempo todo. Na vida de casal, seja no namoro ou no casamento, altos e baixos são perfeitamente normais.

Ninguém é feliz o tempo todo e por isso, valorizar e apreciar os pequenos — e bons — momentos é tão importante. Quando estiverem juntos, esqueçam os problemas e aproveitem ao máximo a companhia um do outro, principalmente em um cotidiano movimentado devido ao trabalho, estudo e outros compromisso. E acredite, esses pequenos momentos podem se transformar em valores maiores, como a cumplicidade, a confiança, o respeito e, claro, a amizade.

Sendo assim, não desperdice as pequenas coisas. Desfrute-as com seu parceiro!


3. Dose o ciúme

Uma pitada de ciúme não faz mal. Porém, quando fora de controle, pode destruir o relacionamento e causar muita dor.

Segundo a psiquiatra italiana Donatella Marazziti, quando se ama, ninguém está imune ao ciúme. É preciso então estar atento ao exagero, que é patológico e não deve ser incentivado. Nesse sentido, a confiança e a honestidade são primordiais. Converse com seu parceiro, estabeleça diálogos construtivos sempre que identificar ciúme e, se o ciúme for recorrente, recolha-se e reflita sobre a importância de manter a harmonia entre vocês.


4. Não abra mão da individualidade

Um erro muito comum em relacionamentos é abrir mão da vida social e viver um em função do outro. Você pode até achar que agir assim vai ter seu parceiro sempre à disposição. Mas não se engane! Ninguém consegue viver por muito tempo em uma ilha. E é isso que as relações se tornam quando o casal não se relaciona com o mundo lá fora. Para evitar que isso aconteça, não abra mãe de sua individualidade.

Sair com os amigos — com ou sem o parceiro — é um hábito que não deve ser abandonado. Se uma das partes é ciumenta, explique logo no início da relação que você valoriza seu espaço e que não pretende abrir mão dele. Da mesma forma, aprenda a respeitar o espaço do outro. Um relacionamento envolve duas pessoas e isso não pode cair no esquecimento. São duas pessoas que se amam e escolheram compartilhar a vida juntas. Não faz sentido querer acorrentar o outro, pois o amor é livre.


5. Faça as pazes rapidamente

Brigou? Não demore para fazer as pazes. Brigas fazem parte da vida a dois, mas não precisam criar uma situação desagradável. Nesse contexto, saber ceder é uma atitude que deve ser adotada por ambos.

Longas discussões são eficazes para minar um relacionamento. Por isso, se perceber que elas são frequentes, converse com seu parceiro. Deixe o orgulho de lado e reconcilie-se, mesmo que você tenha a razão. Acredite: muitas veze é melhor zelar pela paz do que ter razão.


6. Tenha paciência

A paciência é tão importante quanto o amor. Conviver com outra pessoa requer doses diárias dessa virtude, por isso, exercite-a. São manias diferentes, além de valores, defeitos e experiências de vida. É normal que de vez em quando essas diferenças se manifestem. Por isso, sempre que perceber que algo está saindo do rumo, respire fundo e conte até dez. Tente analisar a situação e jamais tome decisões de cabeça quente.

A psicóloga Márcia Ballaminuti diz que o cultivo da paciência é um aprendizado sobre si mesmo, as pessoas e os relacionamentos. E quem souber usá-la bem tem mais chances de ter sucesso em suas empreitadas. E isso vale não só nas relações amorosas, mas em todos os setores da vida.


7. Seja sempre você mesmo

Essa dica tem tudo a ver com amor-próprio. Quando você se ama entende que ninguém vale a pena quando exige que você mude. Claro que mudanças são necessárias e normais, porém, a perda de identidade é um grave sintoma da falta de amor-próprio.

Para manter um relacionamento saudável é preciso abandonar as máscaras. Seja você o tempo todo. Não é necessário que você mude seus gostos, manias e opiniões para agradar alguém. Quem exige isso não sabe nada sobre o amor e, em vez de construir algo sólido e feliz, só vai trazer problemas. E você não precisa disso, não é mesmo?


8. Dê apoio ao seu parceiro

O apoio pode — e deve — ser integral. Em uma relação saudável, espera-se que os dois sejam suportes um do outro nas horas difíceis. Incentive seu parceiro com palavras de apoio. Elogie suas qualidades e faça com que ele perceba em você uma companhia para a vida, que estará ao seu lado em todas as circunstâncias. Afinal, é isso que vocês são: duas pessoas que escolheram ficar juntas e enfrentar os desafios do dia a dia.

Agora que você já conhece nossas dicas, é hora de colocá-las em práticas. E, acredite, não é difícil quando a vontade de fazer as coisas darem certo vem em primeiro lugar.

Gostou das nossas dicas de como manter um relacionamento saudável? Então compartilhe esse texto nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas!

The post Se você pretende viver um relacionamento saudável e duradouro, pare um pouco e leia isso: appeared first on .