abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

terça-feira, 14 de março de 2017

Talvez aos 20 a solidão não agrade, mas mais adiante se torna necessária


A mente é maravilhosa – Daniela Corcuera
12 de mar de 2017 02:51

Com o passar dos anos, a solidão passa a ter outro sabor. Por quê? Porque à medida que vamos somando experiências chegamos nesse momento onde a solidão se torna sinônimo de espaço pessoal, íntimo e emocional.

É verdade, a solidão se torna um vício. Uma vez que você descobre a paz que existe nela, acaba precisando que o seu manto o cubra com certa frequência. Você passa a não suportar o barulho alheio com tanta tranquilidade e passa a gostar de se conhecer no seu próprio mundo.

Com o passar do tempo, você começa a se relacionar com a solidão sem medo, a gostar do seu interior, a se contemplar e a recuperar um equilíbrio que na juventude é muito difícil de conseguir. Aos 20 anos a sociedade não permite contemplar a solidão como uma coisa positiva da mesma forma que dos 30 em diante, quando as experiências o fazem topar com a necessidade de parar e reservar uma parcela para si mesmo.

"A solidão é nossa propriedade mais privada
velho ritual de fogos malabares
nela nos movemos e inventamos paredes
com espelhos dos quais sempre fugimos".
-Mario Benedetti-

campo-girassol

O que a solidão tem que nos faz sentir tão livres?

A solidão é tão atraente porque nos ajuda a preservar uma parcela de nossas próprias almas. Através dela podemos nos ouvir, lidar com nossas inquietudes, observar nossos demônios e manifestar nossos desejos.

Nossos momentos a sós se transformam em um ponto de encontro que nos preenche e não nos machuca.
Compartilhar

Mas… cuidado!  Não se deve confundir a solidão escolhida com o isolamento social. Precisamos entendê-la como um lugar ao qual recorremos por escolha própria e com a necessidade de construir nossa personalidade através da observação plena.

Quando a gente escolhe estar sozinho, não se sente isolado. Não só isso, a solidão escolhida ajuda a desenvolver uma sensação de controle que a acelerada e ocupada vida adulta não nos permite cultivar.

A gente, nesses momentos de solidão, é responsável por construir a sua imagem no espelho e saber o que está acontecendo por trás do olhar. Podemos nos conectar com nossa própria capacidade de introspecção e analisar os antecedentes e as consequências de nossos próprios conflitos, nossas conquistas e nossas próprias experiências.

alcancar-a-lua

A solidão nos traz momentos de deliciosa intimidade

Através do encontro íntimo com nós mesmos, dizemos adeus à dependência emocional e aos apegos insanos. Trabalhamos nossa própria essência ao precisarmos de nós mesmos, cultivamos e trabalhamos nosso próprio interior, tornando conscientes nossas necessidades e vencendo os medos.

Assim, o temor de não encontrar o sentido da vida se reduz, pois quando uma pessoa começa a apreciar os seus momentos de solidão, compreende que o sentido da vida é aquele que a gente quiser lhe dar. Nem mais, nem menos.
Compartilhar

As pessoas que gostam de ter momentos a sós enxergam as coisas de outra forma. Sabem o que é se deliciar com um dia sem planos, encontrar horas para passar tempo por sua conta, ser independente, considerar um café solitário como um dos maiores prazeres da vida.

ler-em-solidao

Isto ajuda a nos fortalecer em termos de poder de decisão e de análise. Não só isso, a necessidade de estar sozinho e o apreço por isso são duas facetas relacionadas com a criatividade e a originalidade. Isto transforma os pequenos detalhes em sutilezas que fazem a diferença.

Nós descobrimos a nós mesmos nos momentos em que estamos em contato com nosso próprio EU profundo. Isso é o que torna a solidão sinônimo de espaço pessoal e íntimo. Isso é o que muitas vezes nos impulsiona a encontrar e colecionar motivos para continuar crescendo.
Compartilhar

A solidão sempre é útil para nos recompormos, para entrarmos dentro de nós mesmos e compartilharmos a reflexão a cada parte de nossas vidas que está descuidada. O fundamental desse estado emocional é que ele nos ensina, seja lá como formos, a reservar um terreno e adubá-lo para trabalhar profundamente aquilo que nos sustenta:  o amor por si mesmo.

 

The post Talvez aos 20 a solidão não agrade, mas mais adiante se torna necessária appeared first on A mente é maravilhosa.