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sábado, 15 de abril de 2017

Como manter a boa disposição depois do verão:


Luis Alves
13 de abr de 2017 04:44

Acabou o Verão, a estação que traz boa disposição, níveis de energia elevados e acima de tudo equilíbrio físico e mental.

O aumento da temperatura e da exposição solar, provoca uma transformação imediata na nossa autoestima, despertando um sorriso que se vai desvanecendo com a chegada do Outono e, mais tarde, do Inverno. Tudo isto ocorre pelas associações mentais e emocionais criadas desde a nossa infância.

Sempre fomos habituados a ver o Verão e as férias como períodos de liberdade, alegria, festas e convívio com os amigos. Recordamos a praia, os churrascos com a família, as viagens, as brincadeiras e muitas outras coisas. Na infância, colhemos todos os acontecimentos como herança vivencial. Todas as frases proferidas por pais, professores, familiares e amigos tornaram-se de forma inequívoca "leis" absolutas que ficaram alojadas no nosso subconsciente. À medida que fomos formando a nossa personalidade, fomos incorporando tudo o que aprendemos, dando origem aos nossos paradigmas.

Os paradigmas podem ser os nossos maiores amigos ou os nossos piores inimigos. Eles actuam no nosso subconsciente e limitam a forma como vemos o mundo. Um paradigma representa, para a nossa mente, uma verdade absoluta que de uma forma ou de outra afecta o nosso comportamento, humor, equilíbrio e bem-estar. Então como nos podemos preparar para a estação fria mantendo o mesmo nível de boa disposição?

Pois bem, antes de mais será necessário abrir as portas da gratidão. É isso mesmo. Lembra-se da última vez que agradeceu por algo bom da sua vida? Não me refiro a agradecer um presente ou um convite para jantar e sim, agradecer a si mesmo e ao universo por tudo o que considera positivo no seu dia-a-dia. Sugiro que pegue num caderno ou bloco de apontamentos e liste 50 itens para agradecimento. Agradeça pelo seu estado de saúde, pelos amigos que tem, pelo emprego conquistado, pelo seu carro novo, pelo apartamento que tanto desejou… em suma reúna tudo o que lhe traz felicidade e plenitude.

Poderá achar que 50 itens são demasiados, e que na sua vida não tem tantas coisas positivas, por isso, concentre-se não apenas no que tem de grandioso e dê importância aos pequenos detalhes que lhe trazem prazer.

Após terminar essa lista, leia em voz alta cada uma das frases de forma enérgica como se estivesse a fazer um discurso. Utilize também a linguagem corporal para dar ênfase a cada afirmação. Inicie cada frase com: "Eu Agradeço Por". Após ter terminado a leitura, deixe a sua lista na mesa-de-cabeceira. Durante 10 dias, ao levantar, coloque-se em frente ao espelho e leia 5 itens da sua lista em voz alta enquanto olha para o seu reflexo. Ao fim dos 10 dias irá notar algumas mudanças na forma como se desenrola o seu dia. Sentir-se-á com maior vitalidade, alegria e autoconfiança.

Tenha em mente que cada um dos itens representa uma conquista pessoal e/ou profissional e que, por isso mesmo, merece ser celebrado a cada dia. Durante os próximos meses, e sempre que sentir que a sua motivação está baixa, repita o processo por mais 10 dias. Comece sempre o seu dia com um ritual de Gratidão. Quando temos consciência do lado positivo da nossa vida, todo e qualquer momento menos bom pode transformar-se numa grandiosa lição de vida.

Outro dos hábitos que deverá adquirir na sua vida, para conquistar bons níveis de energia todo o ano, é relacionado com o tempo que dedica a si mesmo. Não me refiro ao tempo que passa no duche ou em frente ao espelho com tratamentos de beleza, e sim o tempo que dedica à mente e ao corpo. Recomendo que reserve de forma religiosa 1 hora por dia reservada apenas e só a si mesmo. 30 minutos devem ser dedicados a qualquer tipo de actividade física. Poderá ser academia, ginásio, corrida, caminhada ou uma simples rotina de exercícios que segue  no conforto da sua casa. O importante é trabalhar o seu corpo e dar atenção à sua parte orgânica.

Os restantes 30 minutos deverão ser dedicados à meditação e reflexão. Se nunca meditou ou não sabe como começar, utilize estes 30 minutos para fazer uma reflexão profunda sobre o seu dia. Foque a sua atenção em tudo o que de positivo aconteceu.

Poderá inclusive começar uma espécie de diário onde a cada dia irá enumerar 10 acontecimentos positivos. Faça uma reflexão sobre cada um deles e sobre a sua postura vivencial. Caso já tenha meditado ou medite neste momento, inicie com 15 minutos de meditação e 15 minutos de reflexão sobre o seu dia.

Nesta dinâmica diária, procure espaços onde consegue ter total e absoluta privacidade. É importante que não tenha distrações nem interrupções. Esta rotina tem transformado cada vez mais pessoas pois incide na matéria-prima da nossa vivência: o nosso corpo e a nossa mente. Só é possível manter a boa disposição com disciplina e autoconhecimento. É de suma importância que conquiste e reforce a sua individualidade, conhecendo cada vez mais quem você é na sua verdadeira essência.

Lembre-se que o seu estado emocional pode ser influenciado por pessoas e fatores externos, mas no final do dia a decisão de manter a boa disposição é apenas sua.

Atreva-se a sorrir e a viver em equilíbrio todo o ano!

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Direitos autorais da imagem de capa: alextype / 123RF Imagens

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