abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

domingo, 23 de abril de 2017

O que fazer quando a paixão por viver morre?


Psicologias do Brasil – Psicologias do Brasil
21 de abr de 2017 18:52

Devemos enfrentá-lo. A vida não é cor de rosa, muito menos um passeio cheio de felicidade e alegria. A realidade é que não podemos ser felizes em todos os momentos.

Existem instantes tristes e sensações profundas que nos fazem perder a paixão por viver.

O que o futuro nos reserva? Por que nos esforçamos por um amanhã, quando o hoje é tão vazio e difícil? Por que razão a felicidade não chega ou saiu do meu lado? Estas são algumas das perguntas que já passaram por nossa mente em algum momento de nossas vidas.

Muitos conseguiram superar estas incógnitas e encontrar o sentido de sua existência para melhorar sua situação. Mas tenha em mente que os pontos discutidos a seguir não valem para todos. Por isso leia-os e aplique-os em sua vida, e verá que as mudanças geradas serão excepcionais.

1. Deixe esse peso que você tem nos ombros ir embora

Todos estes conselhos como "Se anime e deixe as vibrações ruins irem embora", são bem intencionados, mas inúteis na maioria dos casos.

Ninguém que não tenha experimentado o que você sente agora pode te fazer mudar de parecer de uma hora para outra. Eles não entendem o que acontece de verdade com você, e você também não quer explicar.

Só existe  uma maneira de fazer com que toda essa dor e esse peso que você carrega se vá, tudo seja dito, não é de uma maneira fácil: você deve fazer as pazes.

Assim como sonha. Deve ficar em um estado de paz com o que está te causando a perda pela paixão de viver. Podem ser muitas coisas e não vale a pena nomear a todas. Mas se você conseguir perdoar, esquecer ou entender aquilo que te perturba, começará a se sentir melhor. Porém, para conseguir isso não bastará se olhar no espelho. Há várias coisas que você deve fazer antes.

2. As pequenas coisas ajudam a recuperar a paixão por viver

Os filmes ao estilo "Comer, rezar e amar", têm uma premissa interessante, mas um tanto irreais. Ao enfrentarmos um problema nem todos podem, simplesmente, deixar tudo de lado e passear pelo mundo. Porém, entre o não explícito do filme se esconde uma verdade.

Não é necessário passar anos viajando e nem ter uma profecia de algum guru: só você pode voltar a um estado de felicidade e dar o primeiro passo. Este avanço vai ser lento e não pode pular fases.

Se você quer voltar a encontrar a paixão de viver, não se mude de cidade, não viaje com suas economias e não saia só para fugir. Encontre uma velha paixão ou algo novo, algo pequeno e simples, que te distraia. Prove essa atividade, saboreie em pequenos pedaços e da mesma maneira, faça-o com os demais. Dedique-se às coisas que você gosta.

Não a tudo de uma vez, mas sim em pequenas doses, até que o humor vá voltando para você pouco a pouco. É um passo longo e pode ser que um pouco complicado mas, sem dúvidas, você deve dá-lo.

3. Entenda que ainda que a independência seja boa, a solidão não é

Se você se sente mal, é provável que não queira estar rodeado de pessoas que não param de perguntar sobre seu estado de ânimo ou que não respeitam o seu espaço e tempo para se sentir assim.

Porém, isto não significa que deva se isolar do mundo, ainda que seja o que você mais quer fazer.

É bom ter um tempo de solidão para poder se descobrir e entender as coisas de outra perspectiva. Só se lembre que, quando isso se transforma em uma solidão implacável, existe um problema maior. Para obter a paixão por viver não é preciso ter um parceiro ou um amigo que te acompanhe em todas as situações, nem muito menos.

Pessoas como os nômades ou mochileiros, podem transbordar a paixão por viver que sentem, mas isso é graças ao fato de que nunca estão totalmente sozinhos. Você deve compartilhar seu tempo e experimentar o contato com outras pessoas. Descubra o que você gosta e o que não gosta nelas.

Podemos fazer, aprender e experimentar muitas coisas quando interagimos com outras pessoas.

4. Não existe nenhum caminho a seguir

Lembre-se de todas aquelas coisas que em algum momento te disseram sobre o que você precisava fazer para ser feliz, obter sucesso ou se tornar uma grande pessoa.

Pronto? Agora pegue todas essas lembranças e jogue-as fora. Estes "caminhos para a felicidade" realmente não existem. Se a vida de verdade tivesse caminhos para escolher, seria muito fácil, mas as pessoas gostam de sentir que existe um guia. Só é preciso lembrar de uma única regra: não machuque aos demais. Nas demais coisas você pode fazer o que desejar, desde que você mesmo esteja de acordo com isso.

As pessoas te criticarão, julgarão, inclusive te humilharão, mas nada superará a satisfação de poder sentir felicidade interior. Quando isso acontece você se dá conta de que o único motivo pelo qual as pessoas julgam às demais é porque elas não são felizes.

Agora que você já sabe como recuperar a paixão por viver, só você poderá decidir quando começar.

Imagem de capa: Shutterstock/Esin Deniz

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

O post O que fazer quando a paixão por viver morre? apareceu primeiro em Psicologias do Brasil.