abril acabar acontecer admin afirmo agosto agradecer ah ai ajuda alegria algua alguma alheia almeida ama amar amor ansiedade aonica apegue-se appeared aprenda aprendendo aprender aproveite assunto ata banalizar boas ca cabe caminho capacidade capazes cicatrizes cintia coisas comeasso confianassa coraassapso coragem costas criar cuidado deixa deixar deixe delas depressapso desejo despedida desperte deus devemos dezembro dias dinheiro disposto doaassapso dor ego enfim ensina entapso errado erros escolhas escolher espinho espinhos espiritual esponja estamos estapso esteja estiver estresse existe existem existir fa faassa falando felicidade feliz felizes fev fevereiro ficar filtro fique first fiz flor forassa forte fosse frases frente fundo gente gilson gosta gostaria gratidapso ha heranassa idade importa importante ir iria ja jago jamais janeiro jesus julgamentos julho juliana junho juntas junto juntos la leia lhe liberdade lindas livre lo ma maio maneiras mantra mantras marasso medo melhor melhores mensagens mente mesmo mestre mim morte motivaassapso muda mudar mulheres mundo negatividade ningua nishiyama novembro olha olhar on oraassapso ouassa outubro ouvir pai palavras parede participar passa paz pensa pensamentos perdemos perguntas permanecer pertinvolzes pessoa pessoas pior post postado postagens pra precisa pria prio problemas provavelmente qualquer queira questaues quiser raiva real realmente refletir reflexapso relaassaues relacionamento relacionamentos respostas reze ria rias rio sa saber saiba seja sejam sejamos seletivos sentimento sentimentos sentir sera setembro sexo si simpatia sinais solidapso sozinho sucesso supere tamanho tamba tempo tenha the tipo toma torna total tra tristeza trofa universo utilidade valorizar vamos veja velho veneno verdade verdadeiro vida vive viver vontade vou

sábado, 13 de maio de 2017

O bom exemplo é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos


A mente é maravilhosa – Marli Guári
12 de mai de 2017 00:16

Quando os filhos são pequenos, são seres inocentes que raramente vão questionar o que seus pais dizem ou fazem. Para eles, somos um exemplo a ser seguido, por isso é óbvio que tendem a nos imitar.

Muitas vezes recriminamos o comportamento dos nossos filhos de uma forma muito negativa, não lhes permitimos errar e os nossos julgamentos sobre eles acabam sendo um duro golpe para a sua autoestima.
Compartilhar

O problema é que nem sempre agimos da forma que pregamos, e as crianças percebem isso. Não faz sentido dizer aos nossos filhos para que sejam organizados, não mintam e não falem alto, se nós somos os primeiros a agir assim. Não adiantam mil palavras e ensinamentos verbais se o nosso exemplo não é coerente com eles.

Os pais precisam perceber que somos o espelho onde as crianças se refletem, o seu guia, a sua referência. Se estamos emocionalmente doentes, as nossas emoções também serão deles, e nosso comportamento será projetado sobre eles. Portanto, como adultos, embora seja claro que temos o direito de falhar, é preciso se esforçar para aumentar o autocontrole e disciplina sobre nós mesmos, especialmente na frente dos nossos filhos.

Através de comportamentos exemplificadores, eles aprenderão e compreenderão corretamente tudo o que queremos transmitir.
Compartilhar

pai-e-filho-na-praia

Alguns bons exemplos para os nossos filhos

Ensinar a dizer a verdade

Nós acreditamos que repreender os filhos quando eles mentem é suficiente, mas não é. As crianças imitam os seus pais, e vamos ser honestos, quantas vezes você já se pegou dizendo alguma mentira, mesmo que seja piedosa? Em muitas ocasiões mentimos até para eles que acabam percebendo, de modo que a mensagem transmitida é de que a mentira é algo normal, e que as pessoas boas, e até mesmo os seus pais, mentem.

Não faz sentido querer que nosso filho não seja mentiroso se somos os primeiros a mentir.
Compartilhar

Ensinar a ouvir

Você sabe quantas vezes fez o impossível para que o seu filho parasse e o ouvisse, mas quantas vezes você parou para ouvi-lo? Quantas vezes ele tentou lhe dizer algo que aconteceu na escola ou cantar a sua música favorita e você não o ouviu?

É impossível querer que seus filhos parem para ouvi-lo se em determinados momentos você estava ocupado e não parou para ouvi-los. Se você não pode parar nesse momento, seja sincero e lhe diga que nesse momento não pode, mas que mais tarde ficará muito feliz em escutá-lo.

Ensinar a falar calmamente

Quantas vezes pedimos para o nosso filho não gritar enquanto nós gritamos por tudo? Se queremos que eles falem baixo e de forma agradável, temos que ensiná-los com o nosso exemplo. É verdade que às vezes perdemos a paciência, mas como adultos e pais, temos que fazer um esforço para sermos racionais e não nos deixarmos levar pela emoção. Se fizermos isso com frequência, nossas crianças acabarão aprendendo.

menina-silencio

Ensinar a respeitar as regras

Você dirige a mais de 120 km/h na rodovia? Ocasionalmente estaciona em fila dupla? Rouba canetas do seu escritório? Se você age dessa forma, não está ensinando seus filhos a respeitarem as regras. Assim, será muito mais difícil conseguir que as crianças respeitem as regras da casa, porque elas não entenderão por que você pode ignorá-las e elas não.

Ensinar a ter passatempos produtivos

Se você quer que seus filhos leiam, você precisa ter o hábito da leitura. Se você não quer que eles fiquem viciados na televisão ou no smartphone, você também não pode utilizá-los o dia todo. Os seus hobbies, serão (com uma grande probabilidade) os mesmos hobbies deles. Dessa forma, se os seus passatempos não são benéficos, talvez seja o momento de mudá-los para que o seu filho o veja fazendo outras coisas. Vai valer a pena para ambos.

Ensinar tolerância à frustração

Este ponto é muito importante. Se você é um daqueles pais que se afogam em um copo de água, os seus filhos irremediavelmente agirão da mesma forma. É extremamente importante ajudar seus filhos a tolerarem os altos e baixos da vida, os próprios erros, os erros dos outros, as frustrações e, finalmente, as adversidades e os desentendimentos. Isto os ajudará a perceber o seu próprio valor e saber que são capazes de encontrar soluções, de aceitar o que não pode ser mudado e permanecer emocionalmente estável.

pais-e-filhos

Estes são apenas alguns exemplos do que você pode ensinar aos seus filhos, mas há uma infinidade deles. A chave é nunca esquecer que somos o seu principal modelo a seguir, pelo menos até a adolescência. Portanto, quase tudo o que fazemos será repetido por eles. Reflita sobre o que você não gosta em você e comece a mudar, tanto pelo seu bem-estar como pelo dos seus filhos.

 

The post O bom exemplo é o melhor presente que podemos dar aos nossos filhos appeared first on A mente é maravilhosa.